Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2817
metadata.dc.type: TCC
Title: Das inquietações pessoais à criação do blog: Compartilhando saberes sobre a educação inclusiva
metadata.dc.creator: Souza , Érika Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Coelho, Fernanda Mendes Cabral Albuquerque
metadata.dc.description.resumo: Atualmente Educação Inclusiva ainda é um desafio imposto pela sociedade. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou investigar possibilidades de conectar a Educação Inclusiva com a tecnologia, utilizando uma ferramenta de mídia social como espaço para transformar a Educação Inclusiva em um assunto de fácil acesso a todos. A fim de alcançar o objetivo desta pesquisa, o blog foi escolhido como rede social digital para apontar dúvidas, conceitos, materiais didáticos que envolvem a Educação Inclusiva. A abordagem desta pesquisa foi a qualitativa juntamente com a estratégia de pesquisa estudo de caso, com o intuito de investigar as percepções pessoais, as interações e interpretações dos sujeitos sobre o tema. As postagens do blog constituíram o corpus principal deste estudo, motivando e incentivando a continuação dessa pesquisa. Os resultados demonstram que o blog é uma ferramenta tecnológica que exerce uma função de mediação entre o sujeito e o conhecimento, e não apenas de entretenimento. Além disso, os dados revelaram que a construção e manutenção do blog impulsiona uma formação continuada e acessível a todos, especialmente, aqueles que estão diretamente comprometidos com os processos de ensino e aprendizagem numa perspectiva de Educação Inclusiva.
Abstract: Currently Inclusive Education continues to be a challenge defined by society. In this meaning, the present study attempted to investigate possibilities to connect Inclusive Education with technology, using a social media tool as a place to turn the Inclusive Education in a subject of easy access to all. In order to achieve the objective of this research, the blog was chosen as a digital social network to point out questions, concepts, teaching materials involving Inclusive Education. The approach of this research is qualitative with the case study in order to investigate the personal perceptions, interactions and interpretations of the subjects about the theme. The blog posts were the main corpus of this study, motivating and encouraging the continuation of this research. . The results show the blog as a technological tool that plays a mediation role between the subject and knowledge , not just an entertainment function . In addition, the data revealed that the construction and maintenance of the blog drives a continuing education and accessible to all , especially, those who are directly committed to the processes of teaching and learning from the perspective of Inclusive Education .
Keywords: Tecnologias
Blog
Educação Inclusiva
Ensino-Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2817
Issue Date: 30-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESS29082017.pdf1,56 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons