Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2819
metadata.dc.type: TCC
Title: Uma abordagem multimodal de ensino de língua inglesa no contexto do Pibid lêtras-inglês
metadata.dc.creator: Rolim, Janaíne dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Dourado, Maura Regina da Silva
metadata.dc.description.resumo: As novas tecnologias têm mudado não apenas a forma de comunicação, mas também a forma com que a língua é usada (COPE e KALANTZIS, 2000 [2006]). Independentemente dessas mudanças, a comunicação ocorre por meio de textos multimodais. No que diz respeito ao ensino, a abordagem multimodal de ensino pode possibilitar percepção dos recursos semióticos presentes nos textos, de forma que o aluno possa compreender o uso, a função e os sentidos construídos por esses recursos. Face ao exposto e levando em consideração o contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Letras-Inglês (PIBID/CAPES) da Universidade Federal da Paraíba, surge então a preocupação de ensinar os alunos das escolas parceiras com uma abordagem multimodal, uma vez que o uso de diversas linguagens pode e tende a estar cada vez mais presente nos textos que circulam na sociedade. O objetivo geral desse Trabalho de Conclusão de Curso é investigar de que maneiras a abordagem multimodal respaldada nos estudos de multimodalidade e ensino (Kress e van Leeuwen, 1996 [2006]), foi implementada no ensino de LE dentro do PIBID Letras-Inglês da UFPB e analisar se essa escolha de abordagem contribuiu para a ampliação de práticas de multiletramento. Para isso analisamos os recursos didáticos elaborados com os objetivos de i) identificar os recursos semióticos presentes nos recursos didáticos utilizados em sala de aula; ii) explicar à luz da Gramática do Design Visual o efeito de sentido produzido a partir da organização e escolha inconsciente dos recursos semióticos presentes nos recursos didáticos; e iii) descrever se e como o uso dos recursos semióticos explorados nos slides proporcionam práticas de multiletramento. O trabalho conclui que os recursos semióticos utilizados nos slides foram cruciais para a abordagem multimodal de ensino à medida que contribuíram em prol de uma pedagogia dos multiletramentos, que defende uma educação linguística direcionada à construção de sentidos linguístico, visual, gestual, espacial e multimodal dos alunos.
Abstract: New technologies have changed not only the form of communication, but also the way language is used (COPE and KALANTZIS, 2000 [2006]). Regardless of these changes, communication occurs through multimodal texts. As far as teaching is concerned, the multimodal approach may enable the perception of the semiotic resources present in the texts, so that the student can understand the use, function and meanings built by these resources. In light of these considerations and taking into account the context of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Letras-Inglês (PIBID/CAPES) of the Federal University of Paraíba, there comes the idea of teaching students of partner schools with a multimodal approach, since the use of different languages can and does tend to be increasingly present in the texts that circulate in society. Therefore, the general objective of this final research paper is to investigate in which ways a multimodal approach supported by the multimodality and teaching studies (Kress and van Leeuwen, 1996 [2006]), was implemented in the teaching of LE within the PIBID English-Letters of the UFPB and analize whether this choice of approach has contributed to the expansion of multilevel practices. For that, we analyzed the didactic resources with the objectives of i) identifying the semiotic resources present in the didactic resources used in the classroom; ii) explaining in the light of Grammar of Visual Design the sense effect produced from the organization and choice of the semiotic resources present in didactic resources; and iii) describing whether and how the use of the semiotic resources explored in the slides provides multiliteracy practices. It is concluded that the semiotic resources used in the slides were crucial for the multimodal approach to English teaching as they contributed to a pedagogy of multiliteracies, which defends an adequate linguistic education aimed at building students' linguistic, visual, gestural, spatial and multimodal senses.
Keywords: PIBID
Abordagem multimodal
Ensino de Inglês
Multiletramento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2819
Issue Date: 24-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSR24072017.pdf3,81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons