Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2823
metadata.dc.type: TCC
Title: Impacto De Eventos Acadêmicos: Um Impacto Sobre O Encontro Paraibano De Professores De Inglês
metadata.dc.creator: Santos, Matheus Trindade dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Bastos, Ana Carolina Vieira
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho, inserido no âmbito acadêmico dos Estudos Linguísticos, é fruto de uma indagação do pesquisador desse estudo sobre a importância do Encontro Paraibano de Professores de Inglês (EPPI), frente à grade curricular da graduação do curso Letras Inglês da UFPB, como mais uma oportunidade de aprendizagem na formação inicial de professores. Neste estudo, busca-se analisar as diferentes edições de um mesmo evento para determinar o seu grau de importância e contribuição para a formação inicial do estudante de Letras Inglês. Esta pesquisa acontece através de um questionário aplicado a 25 estudantes da graduação da UFPB, UEPB e UFCG de diferentes níveis da graduação, com o fim de aperfeiçoar os resultados. Primeiramente, será definido o que é e em que se constitui um evento acadêmico, desde os seus objetivos quanto as suas funções, para assim tratar de eventos que acontecem na Universidade Federal da Paraíba, para poder ilustrar a escolha do evento para o estudo e qual o objetivo de cada um deles. Posteriormente, o foco se concentra na construção do questionário para verificação dos objetivos deste estudo, para que assim, por fim, examinar a análise e discussão dos dados obtidos pelo estudo das respostas dos 25 participantes. A análise indica que os graduandos percebem que o EPPI consegue ser uma oportunidade de aprendizagem na formação inicial de professores e tratar de certos aspectos, como, por exemplo, a entrada na vida acadêmica, a experiência de apresentar pôsteres ou workshops, conhecer profissionais de diferentes contextos atuantes na área, a imersão na língua) que não seriam possíveis na graduação.
Abstract: The following paper is the result of an inquiring over the importance of the Encontro Paraibano de Professores de Inglês (EPPI) in face of the degree program of the major Letters - English at the UFPB as another learning opportunity to the Initial Formation of Teachers and it is inserted in the on the academic field of Linguistics. In this study, we aimed at different editions of the same event to evaluate its level of importance and contribution to the major of Letters - English. This research was made through a questionnaire applied to 25 students of UFPB, UEPB, and UFCG with different levels within the major, in order to optimize its results. First, we shall define what it is and what constitute an Academic Event, from its goals to its functions as well as the ones in the Universidade Federal Da Paraíba to illustrate the choice and the objectives of the event chosen for this study. Previously, the focus is regarding the making of the questionnaire in order to check the objectives of this study, so that, finally, inspect the analysis and the discussion of the data obtained by the answers of the 25 participants of this study. The results show that the EPPI can be a learning opportunity to the teacher’s initial formation, and can also deal with some aspects, for example, the beginning of the academic life, the presentation of posters and workshops, meeting professionals with different backgrounds, the language immersion) that could not be possible at the degree program of the major.
Keywords: Eventos Acadêmicos
Linguística
Educação
Professor
Formação Inicial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2823
Issue Date: 20-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MTS20072017.pdf3,26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons