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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2824
Tipo: TCC
Título: O programa inglês sem fronteiras e a formação docente : expandindo os espaços de formação inicial
Autor(es): Alvarado, Marcelo Arturo Costa
Primeiro Orientador: Pérez, Mariana
Resumo: A formação docente se configura como um processo complexo, sendo estudado através de várias perspectivas teórico-metodológicas. O presente trabalho, ancorado na Linguística Aplicada, busca discutir a formação docente inicial de professores de inglês, em uma universidade pública no nordeste do Brasil, no âmbito do Programa Idiomas/Inglês sem Fronteiras (MEC/CAPES/SESu). Mais especificamente, buscamos investigar as representações de uma professora-bolsista do Programa Idiomas/Inglês sem Fronteiras, aluna de graduação em Letras-Inglês, e analisar o impacto do programa em sua formação docente. Partimos de conceitos e definição do trabalho docente, na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (MACHADO, 2007), para analisar os textos gerados através de uma entrevista de Instrução ao Sósia (CLOT, 2007). A análise dos textos aponta para uma visão do programa Inglês sem Fronteira como um espaço de formação docente único, positivo, e expansivo, promotor de aprendizado e desenvolvimento. Nesses textos, observamos a presença de alunos, coordenação, órgãos do governo, professores colegas e outras instâncias capazes de impedir ou contribuir para este agir. Observamos, ainda, que a atividade de trabalho docente emerge, no discurso da professora como situada, prefigurada, mediada, interacional, transpessoal, interpessoal e conflituosa (MACHADO, 2007). Por fim, observamos as contribuições da metodologia aplicada para análise das práticas como potencializadora da reflexão da professora participante.
Abstract: Teacher development is perceived as a complex process, and has been studied through various theoretical-methodological perspectives. This study, anchored in the Applied Linguistics field, aims at discussing English teachers’ initial teacher education, in a Brazilian public university in the Northeast of the country, within the context of the Languages/English without Borders Program (MEC/CAPES/SESu). More specifically, we seek to investigate the representations of a Languages/English without Borders’ trainee (scholarship holder), a Letras/English undergraduate student, and analyse the program’s impact on her teacher development process. Texts produced through an Instruction to the Double interview (CLOT, 2007) are analysed based on the teaching work concepts and definitions, under the Socio-discursive Interactionism perspective (MACHADO, 2007). The text analysis points out to the English without Borders Program as a unique, positive, and expansive teacher development space, promoter of teacher learning and development. It is also observed that the work activity of teaching emerges, in the teacher’s discourse, as situated, mediated, interactional, transpersonal, interpersonal, and conflictive (MACHADO 2007). At last, it is observed the contributions of the methodology applied to the analysis of practices is observed as intensifier of the participant teacher’s reflection.
Palavras-chave: Inglês sem fronteiras
Instrução ao sósia
Formação docente inicial
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2824
Data do documento: 23-Nov-2016
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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