Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2824
metadata.dc.type: TCC
Title: O programa inglês sem fronteiras e a formação docente : expandindo os espaços de formação inicial
metadata.dc.creator: Alvarado, Marcelo Arturo Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Pérez, Mariana
metadata.dc.description.resumo: A formação docente se configura como um processo complexo, sendo estudado através de várias perspectivas teórico-metodológicas. O presente trabalho, ancorado na Linguística Aplicada, busca discutir a formação docente inicial de professores de inglês, em uma universidade pública no nordeste do Brasil, no âmbito do Programa Idiomas/Inglês sem Fronteiras (MEC/CAPES/SESu). Mais especificamente, buscamos investigar as representações de uma professora-bolsista do Programa Idiomas/Inglês sem Fronteiras, aluna de graduação em Letras-Inglês, e analisar o impacto do programa em sua formação docente. Partimos de conceitos e definição do trabalho docente, na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (MACHADO, 2007), para analisar os textos gerados através de uma entrevista de Instrução ao Sósia (CLOT, 2007). A análise dos textos aponta para uma visão do programa Inglês sem Fronteira como um espaço de formação docente único, positivo, e expansivo, promotor de aprendizado e desenvolvimento. Nesses textos, observamos a presença de alunos, coordenação, órgãos do governo, professores colegas e outras instâncias capazes de impedir ou contribuir para este agir. Observamos, ainda, que a atividade de trabalho docente emerge, no discurso da professora como situada, prefigurada, mediada, interacional, transpessoal, interpessoal e conflituosa (MACHADO, 2007). Por fim, observamos as contribuições da metodologia aplicada para análise das práticas como potencializadora da reflexão da professora participante.
Abstract: Teacher development is perceived as a complex process, and has been studied through various theoretical-methodological perspectives. This study, anchored in the Applied Linguistics field, aims at discussing English teachers’ initial teacher education, in a Brazilian public university in the Northeast of the country, within the context of the Languages/English without Borders Program (MEC/CAPES/SESu). More specifically, we seek to investigate the representations of a Languages/English without Borders’ trainee (scholarship holder), a Letras/English undergraduate student, and analyse the program’s impact on her teacher development process. Texts produced through an Instruction to the Double interview (CLOT, 2007) are analysed based on the teaching work concepts and definitions, under the Socio-discursive Interactionism perspective (MACHADO, 2007). The text analysis points out to the English without Borders Program as a unique, positive, and expansive teacher development space, promoter of teacher learning and development. It is also observed that the work activity of teaching emerges, in the teacher’s discourse, as situated, mediated, interactional, transpersonal, interpersonal, and conflictive (MACHADO 2007). At last, it is observed the contributions of the methodology applied to the analysis of practices is observed as intensifier of the participant teacher’s reflection.
Keywords: Inglês sem fronteiras
Instrução ao sósia
Formação docente inicial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2824
Issue Date: 23-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MACA15122016.pdf858,13 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons