Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28272
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mobile learning e o ensino de língua inglesa : uma análise dos aplicativos disponíveis no google play
Autor(es): Lopes, Walter Julien Albuquerque
Resumo: Considerando o uso cada vez mais frequente de dispositivos móveis por estudantes, a tecnologia tem se constituído em uma ferramenta de significativa importância para auxiliar no ensino da língua inglesa. Desse modo, o propósito central deste artigo foi identificar as funcionalidades dos principais aplicativos existentes na loja do Google Play que propõem o ensino da língua inglesa, analisando não só sua interface, mas apresentando os seus possíveis potenciais e capacidade de serem inseridos no ambiente escolar, para auxiliar os professores. Para tanto, foi utilizada uma análise descritiva, para investigar esses aplicativos, comparando-os, para só então apresentar suas facilidades e seus potenciais usos em sala de aula. Os resultados revelaram que nenhum deles possui todos os recursos pesquisados, contudo, ainda assim, a maior parte deles apresenta funcionalidades compatíveis com as possibilidades de ensino, tais como atividades de leitura, escrita, áudio, vídeo e interação entre os usuários, sendo capazes de complementarem a aprendizagem em sala de aula.
Abstract: Considering the use more and more frequent of movable devices for students, the technology has become a tool of significant importance to assist in the teaching of the English language. The central purpose of this article was to identify the features of the top apps in the Google Play store that offer English language teaching, analyzing not only his/her interface, but presenting their probable potentials and capacity of being inserted in the school atmosphere, to aid teachers. For so much, a descriptive analysis was used to investigate those applications, comparing them then for only to present their means and their potentials uses in classroom. The results revealed that none of them has all the resources researched, however, yet most of them have functionalities compatible with teaching possibilities, such as reading, writing, audio, video and interaction among users, being able to complement the learning in the classroom.
Palavras-chave: Mobile learning
Aplicativos
Ensino de inglês
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28272
Data do documento: 6-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WalterJulienAlbuquerqueLopes__TCC.pdfTCC466,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
walterJulienAlbuquerqueLopes_TERMO.pdfTERMO862,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons