Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2837
Tipo: TCC
Título: A importância do estágio supervisionado na formação dos graduandos do curso de Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo
Autor(es): Rodrigues, Alcirleide de Souza
Silva, Ana Rebeca Gonçalves da
Primeiro Orientador: Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa
referee1 : Fonseca, Fábio do Nascimento
referee2: Batista, Maria do Socorro Xavier
Resumo: O presente trabalho de pesquisa intitulado “A importância do Estágio Supervisionado na Formação dos Graduandos do curso de Pedagogia com Área de Aprofundamento em Educação do Campo da UFPB” é apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com Área de aprofundamento em Educação do Campo da Universidade Federal da Paraíba, UFPB. Objetivamos discutir a importância do estágio supervisionado obrigatório, na formação docente, como também analisar a importância e a contribuição do estágio, enquanto componente curricular obrigatório do referido curso. O aprofundamento dos estudos sobre o objeto do trabalho de pesquisa está centrado numa análise dos documentos oficiais que regulamentam o estágio como um todo, diretrizes, resoluções, incluindo, ainda, os documentos que regem o curso de Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo na UFPB. Nessa perspectiva, realizamos estudos, reflexões e análise. Utilizamos, como instrumento metodológico para a coleta de dados, um questionário aplicado aos alunos da disciplina de estágio supervisionado e professores que a ministram, a respeito das experiências e percepções obtidas durante o estágio. A partir dos dados analisados na pesquisa, foi verificado o reconhecimento da importância dessa disciplina para formação do pedagogo, o que contribuiu para visualizarmos as perspectivas e as dificuldades dos alunos encontradas durante o percurso do curso.
Abstract: This present research entitled “The Importance of Supervised in the Graduating of Pedagogy Formation at UFPB in the Countryside Education Field “ is submitted like a term paper (TCC) of course of pedagogy graduate in the Countryside Education Field of Federal University from Paraiba ( UFPB ). We propose to debate the importance and contributions of Supervised required in the graduation since it can to submit positives and negatives points during development. But also to analyze the importance and contributions of supervised required as a curriculum component required of said course. The study In-depth on the subject of research is focused on an analysis of official documents that regulated the internship as a whole, guidelines, resolutions, including documents that governing the pedagogy course in the Countryside Education Field of UFPB. In this perspective we have conducted studies, reflections and analysis. We used as a methodological tool for data collection a questionnaire given to the students of supervised and professors that teach about experiences and insights obtained during the internship. From the data analyzed in the research was found to recognize the importance of this discipline for the pedagogy training and contributed to visualize to prospects and difficulties of students during the course.
Palavras-chave: Educação do campo
Formação de professores
Estágio supervisionado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2837
Data do documento: 15-Ago-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASR29092014.pdf765,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.