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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28406| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | A imagem do contador na visão dos professores do ensino fundamental á luz da teoria das representações sociais |
| Autor(es): | Miranda, Paula Francinete de Fonte |
| Resumo: | A informação é crucial para a percepção de tudo a nossa volta. Mesmo ao nascer, já somos estimulados a perceber as coisas e o comportamento de tudo e todos. Talvez seja isso o que nos faz ter segurança pessoal para com os nossos pais, amigos e familiares, depois do período escolar, novas pessoas vão entrando no campo visual do indivíduo que vai criando seus próprios conceitos sobre tudo o que vê. Com o Contador não é diferente. A vivência do Contador, a sua forma de lidar com situações e a necessidade do profissional, nas mais diversas áreas de atuação, vai moldando a forma como é visto diante da sociedade. Saber como esse profissional influencia no dia a dia as pessoas é crucial para responder um questionamento presente: como as pessoas veem o profissional contábil? Particularmente, como os profissionais da educação de base o percebe em sua Representação Social, diante dos acontecimentos diários e como o Contador pode influenciar na formação desse conceito? A pesquisa averiguou, com base na Teoria das Representações Sociais, a imagem socialmente construída do profissional contábil por profissionais de outras áreas, neste caso específico, os da educação básica. Foram coletados dados primários por meio de questionário composto por questões abertas e fechadas, aplicado a professores e auxiliares de sala do Educandário Nossa Senhora das Graças – Mamanguape/PB. A análise dos dados revelou as características dos profissionais contábeis pela visão dos professores sob diversas perspectivas, como características físicas, profissionais e comportamentais, bem como a percepção sobre as atividades exercidas pelos profissionais de Contabilidade. Os resultados apresentados podem possibilitar ações de órgãos representativos da classe contábil visando valorizar aspectos positivos e rever efeitos negativos resultantes de possíveis estereótipos ligados à atividade e ao profissional de Contabilidade. |
| Abstract: | No abstract. |
| Palavras-chave: | Contador Representação Social Educação Comportamento |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28406 |
| Data do documento: | 8-Out-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE |
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