Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28406
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A imagem do contador na visão dos professores do ensino fundamental á luz da teoria das representações sociais
Autor(es): Miranda, Paula Francinete de Fonte
Resumo: A informação é crucial para a percepção de tudo a nossa volta. Mesmo ao nascer, já somos estimulados a perceber as coisas e o comportamento de tudo e todos. Talvez seja isso o que nos faz ter segurança pessoal para com os nossos pais, amigos e familiares, depois do período escolar, novas pessoas vão entrando no campo visual do indivíduo que vai criando seus próprios conceitos sobre tudo o que vê. Com o Contador não é diferente. A vivência do Contador, a sua forma de lidar com situações e a necessidade do profissional, nas mais diversas áreas de atuação, vai moldando a forma como é visto diante da sociedade. Saber como esse profissional influencia no dia a dia as pessoas é crucial para responder um questionamento presente: como as pessoas veem o profissional contábil? Particularmente, como os profissionais da educação de base o percebe em sua Representação Social, diante dos acontecimentos diários e como o Contador pode influenciar na formação desse conceito? A pesquisa averiguou, com base na Teoria das Representações Sociais, a imagem socialmente construída do profissional contábil por profissionais de outras áreas, neste caso específico, os da educação básica. Foram coletados dados primários por meio de questionário composto por questões abertas e fechadas, aplicado a professores e auxiliares de sala do Educandário Nossa Senhora das Graças – Mamanguape/PB. A análise dos dados revelou as características dos profissionais contábeis pela visão dos professores sob diversas perspectivas, como características físicas, profissionais e comportamentais, bem como a percepção sobre as atividades exercidas pelos profissionais de Contabilidade. Os resultados apresentados podem possibilitar ações de órgãos representativos da classe contábil visando valorizar aspectos positivos e rever efeitos negativos resultantes de possíveis estereótipos ligados à atividade e ao profissional de Contabilidade.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Contador
Representação Social
Educação
Comportamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28406
Data do documento: 8-Out-2018
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PaulaFrancinetedeFonteMiranda__TCC.docxTCC110,47 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir
PaulaFrancinetedeFonteMiranda__TERMO.pdfTERMO680,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons