Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28568| Tipo: | TCC |
| Título: | GARANTIAS À EXECUÇÃO DO DIREITO À PROFISSIONALIZAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL DO ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN |
| Autor(es): | CORREIA, GABRIEL |
| Primeiro Orientador: | Farias, Maria |
| Resumo: | A educação é um direito social, com prestações contínuas e um dever do Estado, que não pode se escusar em fornecer. O direito a educação não é limitado a um único grupo, mas é um direito inclusivo, e nesse meio surge o direito a profissionalização. Segundo o ordenamento brasileiro, as pessoas com deficiência, incluindo as pessoas com síndrome de Down, foco da pesquisa, gozam desse direito. A profissionalização é um direito de ordem social ligado a natureza humana. A qualidade de pessoa com síndrome de Down não retira nenhum dos direitos inerentes ao ser humano. A síndrome de Down é uma deficiência congênita, causada pela má formação cromossômica, mas a capacidade de aprendizagem é algo que evolui através dos estímulos adequados. O objetivo desse trabalho é demonstrar a necessidade de profissionalização da pessoa com Síndrome de Down, comparando o ensino inclusivo fornecido nas escolas regulares para criar um paralelo de como o ensino profissionalizante deveria ocorrer no Brasil. Os conceitos abordados compreendem as definições e a evolução histórica da compreensão da capacidade de aprendizagem da pessoa com Síndrome de Down, e como a profissionalização de forma inclusiva é um direito deles, presente no ordenamento, de forma constitucional e infraconstitucional. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica e uma análise descritiva comparativa do atual cenário de educação inclusiva no ensino regular e profissional. Esta pesquisa visa demonstrar que a educação da pessoa com Síndrome de Down não se resume apenas aos níveis básicos, mas a todos os níveis de preparação para a vida profissional. |
| Abstract: | Education is a social right, with continuous benefits and a duty of the State, which it cannot refuse to provide. The right to education is not limited to a single group, but it is an inclusive right, and in this environment the right to professionalization arises. According to the Brazilian legal system, people with disabilities, including people with Down syndrome, the focus of the research, enjoy this right. professionalization it is a right of social order linked to human nature. The quality of a person with Down syndrome does not remove any of the rights inherent to human beings. Down syndrome is a congenital disease, caused by chromosomal malformation, but learning ability is something that evolves through appropriate stimuli. The objective of this work is to demonstrate the need for professionalization of the person with Down Syndrome, comparing the inclusive education provided in regular schools to create a parallel of how vocational education should take place in Brazil. The concepts covered include the definitions and the historical evolution of the understanding of the learning ability of the person with Down Syndrome, and how professionalization in an inclusive way is their right, present in the order, constitutionally and infraconstitutionally. A bibliographical research and a comparative descriptive analysis of the current scenario of inclusive education in regular and professional education were carried out. This research aims to demonstrate that the education of people with Down Syndrome is not limited to basic levels, but to all levels of preparation for professional life. |
| Palavras-chave: | Educação Deficiência Intelectual Profissionalização Inclusão Education Deficiency Intellectual Professionalization Inclusion |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Direito Privado |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28568 |
| Data do documento: | 1-Dez-2022 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Direito - João Pessoa |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GSGC011222.pdf | 967,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
