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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28572
Tipo: TCC
Título: A SÍNDROME DO IMPOSTOR E O DIREITO À SAÚDE MENTAL: UM ESTUDO COM DISCENTES DE DIREITO
Autor(es): COSTA, GEANNINY
Primeiro Orientador: Rocha, Juliana
Primeiro Coorientador: Pimentel, Carlos
Resumo: Todos indivíduos merecem a proteção completa do Direito à Saúde Mental. É particularmente importante salvaguardar o bem-estar mental dos discentes de Direito ao longo do Ensino Superior, para que possam se concentrar nos estudos, concluir a graduação com excelência e entrar no mercado de trabalho com aptidão para assegurar o progresso do Direito no Brasil. Diante disso, faz-se necessário verificar se o direito básico mencionado está sendo garantido na íntegra aos discentes do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba - Campus I - João Pessoa. A verificação referida se deu através da aplicação de questionário composto por duas escalas, as quais são: Escala CIPS – Clance Impostor Phenomenom Scale, e Escala DASS-21 (versão reduzida) – Depression Anxiety and Stress Scale. A metodologia é hipotético-dedutiva e a pesquisa é do tipo correlacional. A Síndrome do Impostor, mensurada pela escala CIPS, trata justamente do descrédito da própria capacidade intelectual, fator geralmente interligado a problemas como depressão, ansiedade e estresse, por isso a aplicação conjunta da escala DASS 21 (versão reduzida). Através dos resultados obtidos, verificou-se, portanto, que 211 respondentes (92,58%), os quais fazem parte dos níveis moderado, alto e elevado, possuem a influência da Síndrome do Impostor durante a graduação. Para o presente estudo, 151 discentes (66,23%) têm a Síndrome do Impostor, fator indicador de nível alto e elevado da presença da síndrome. Destes, grande parcela é do sexo feminino, entre 20 a 24 anos e está cursando o primeiro ou quinto ano do curso. A média da pontuação obtida para a Síndrome do Impostor foi de 65,60 (nível alto). Além disso, observou-se correlações positivas e estatisticamente significativas entre a Síndrome do Impostor e os três fatores (ansiedade, depressão e estresse). Sendo assim, tais constatações servem para evidenciar que o Direito à Saúde Mental não está sendo garantido na íntegra aos discentes do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba - Campus I - João Pessoa durante o Ensino Superior. Desse modo, políticas públicas focalizadas na saúde mental, desenvolvidas e implementadas por gestores de saúde, são aconselhadas para conseguir criar um ambiente de aprendizagem positivo no qual o bem-estar emocional dos estudantes seja priorizado, com o intuito de diminuir cada vez mais a incidência da Síndrome do Impostor, assim como distanciar a possibilidade de acometimento de quaisquer doenças e transtornos mentais.
Abstract: All individuals receive the full protection of Mental Health Right. It is particularly important to protect the mental health of law students throughout higher education so they can concentrate on their studies, complete their graduation with excellence and find a job with mandatory requirements to ensure the progress of law in Brazil. So, it is necessary to verify whether the aforementioned basic right is being fully guaranteed to students of the Law course at the Federal University of Paraíba - Campus I - João Pessoa. This verification was by the application of two scales, which are: CIPS Scale – Clance Imposter Phenomenon Scale, and DASS-21 Scale (reduced version) – Depression, Anxiety and Stress Scale. The methodology is hypothetical deductive and the research is correlational. The Impostor Syndrome, measured by the CIPS scale, deals precisely with discrediting one's own intellectual capacity, a factor usually linked to problems such as depression, anxiety and stress, the reason to joint application of the DASS 21 scale (short version). Through the obtained results, it is concluded, therefore, that 211 respondents (92.58%), which are part of the moderate, high and more high levels, suffer the influence of the Impostor Syndrome during higher education. For the present study, 151 students (66.23%) have the Impostor Syndrome, a factor that indicates a high and more high level of the presence of the syndrome. So, most are female, between 20 and 24 years old and in their first or fifth year of the course. The average score observed for the Impostor Syndrome was 65.60 (high level). In addition, positive and statistically significant correlations were observed between the Impostor Syndrome and the three factors (anxiety, depression and stress). Therefore, such findings serve to show that Mental Health Right is not being guaranteed in integrity to students of the Law course at the Federal University of Paraíba - Campus I - João Pessoa during higher education. In this way, public politicsfocused on mental health, developed and integrated by health managers, are advised to be able to create a positive learning environment in which the emotional well-being of students is prioritized, reducing the incidence of the Impostor Syndrome, as well as to distance the possibility of involvement of any illnesses and mental disorders.
Palavras-chave: Direito à Saúde Mental
Síndrome do Impostor
Ensino Superior
Mental Health Right
Impostor Syndrome
Higher Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Direito Privado
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28572
Data do documento: 9-Dez-2022
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