Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28666
Tipo: TCC
Título: DIREITO E ARTE: UMA ALTERNATIVA AO ENSINO JURÍDICO
Autor(es): SOUZA JÚNIOR, GLAYDSON CABRAL CEZAR DE
Primeiro Orientador: Rocha, Juliana Toledo Araújo
Resumo: evidente distanciamento entre direito e sociedade e as suas nocivas consequências têm despertado a atenção, especialmente, da comunidade acadêmica jurídica. Nessa perspectiva, analisa-se suas principais causas e consequências, perpassando inicialmente pela concepção positivista do direito puro, responsável por restringir o campo da ciência jurídica, em contraste com os conceitos desenvolvidas pelo ramo da Sociologia. Em seguida, ponderam-se os impactos do exacerbado dogmatismo e tecnicismo do ensino jurídico na formação dos estudantes e, consequentemente, na própria prática profissional, afetando diretamente todo o campo social. Em face a esta modalidade, alheia as diferentes realidades, a interdisciplinaridade se revela como uma alternativa promissora ao estado de crise do direito, mediante uma metodologia que produz um conhecimento heterogêneo, unindo as diversas disciplinas, e, assim, promovendo uma formação baseada numa visão mais humana e universal. À vista disso, mediante a pesquisa bibliográfica, objetiva-se analisar o problema do engessamento do direito, demonstrar a proximidade entre os campos jurídico e artístico e explicitar o papel da arte na remodelação do saber jurídico. Nesse contexto, constrói-se uma estreita relação entre direito e arte, conduzindo-se para uma investigação das possíveis contribuições deste diálogo metodológico e interdisciplinar para o alcance de uma abordagem do direito mais próxima do próprio objeto de ciência jurídica dos tempos pós-modernos, atendendo aos interesses e necessidades atuais e em sintonia com a complexa realidade social.
Abstract: The evident detachment between law and society and its harmful consequences have drawn the attention of the legal academy community. Thus, the present work develops a study of its main causes and consequences, starting from the positivist conception of the pure theory of law, which is liable to restrict the field of legal science, opposing to the sociological concepts. Then, it considers the impacts of the exacerbated dogmatism and technicality characters of legal education, reverberating in the training of students and, consequently, in their own professional practice, directly affecting society as a whole. Facing this outdated method, which is alien to the different social realities, the interdisciplinarity reveals itself as a promising alternative to the law’s crisis, based in a methodology that produces diversified knowledge as it unites different disciplines, promoting an education based on a human and universal vision. Through blibliographic research, the goals are to analyze the current problems of law, to demonstrate the closeness of the legal and artistic fields and, after all, to explain the art’s role in the enhacenment of legal education. In this context, an association between law and art is established, leading to an investigation of the positive outcomes of this methodological and interdisciplinary dialogue in the pursuit of an approach of law closer to the object of legal science in the postmodern times, which should attend the interests and current needs of the complex social reality.
Palavras-chave: Direito - arte
Ensino jurídico - interdisciplinaridade
Law - art
Legal education - interdisciplinarity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Jurídicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28666
Data do documento: 15-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Direito - João Pessoa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCCSJ 150622.pdf599,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.