Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2869
metadata.dc.type: TCC
Title: O desafio de ensinar e aprender nos anos iniciais do ensino fundamental: uma visão da prática docente observada durante o estágio supervisionado
metadata.dc.creator: Freire, Maria das Graças Leal
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Isolda Ayres Viana
metadata.dc.contributor.referee1: Escarião, Maria da Glória Dutra
metadata.dc.contributor.referee2: Baptista, Maria das Graças de Almeida
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “O DESAFIO DE ENSINAR E APRENDER NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma visão da prática docente observada durante o Estágio Supervisionado”, buscou fazer uma análise da prática docente das professoras observadas, isto é, perceber como as professoras lidam com o processo de ensino e de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, numa escola da rede pública, em salas de 2o e 4o anos. O trabalho enfocou a importância do estágio curricular nos Cursos de Licenciatura, vivenciado na disciplina de Estágio Supervisionado, que tem como objetivo, proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades, assim como as concepções de ensinar e aprender, pois é através delas que o trabalho é desenvolvido. Em seguida, fez-se uma abordagem da legislação vigente, com relação ao ensino fundamental de 9 anos, enfatizando o papel e a importância do currículo para a formação dos alunos, pontuando, também, a relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento. E, finalmente, para encerrar a parte teórica, enfatizou-se a formação do professor. Foram consultados autores, como: Freire (1996), Freitas (2004), Pimenta (2001), Lima (2005) e Gatti (2008), entre outros. Na análise dos dados, que foram coletados através da observação e da entrevista, ficou demonstrado que houve um distanciamento entre a teoria e a prática docente vivenciada pelas professoras. Também ressaltou-se a importância do envolvimento dos alunos nas aulas, sendo necessário, para tal, torná-las atrativas para que, através da motivação, a aprendizagem aconteça de fato.
Abstract: No abstract
Keywords: Estágio supervisionado
Prática docente
Ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2869
Issue Date: 8-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MGLF15092014.pdf336,84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.