Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2869| Tipo: | TCC |
| Título: | O desafio de ensinar e aprender nos anos iniciais do ensino fundamental: uma visão da prática docente observada durante o estágio supervisionado |
| Autor(es): | Freire, Maria das Graças Leal |
| Primeiro Orientador: | Ramos, Isolda Ayres Viana |
| Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “O DESAFIO DE ENSINAR E APRENDER NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma visão da prática docente observada durante o Estágio Supervisionado”, buscou fazer uma análise da prática docente das professoras observadas, isto é, perceber como as professoras lidam com o processo de ensino e de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, numa escola da rede pública, em salas de 2o e 4o anos. O trabalho enfocou a importância do estágio curricular nos Cursos de Licenciatura, vivenciado na disciplina de Estágio Supervisionado, que tem como objetivo, proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades, assim como as concepções de ensinar e aprender, pois é através delas que o trabalho é desenvolvido. Em seguida, fez-se uma abordagem da legislação vigente, com relação ao ensino fundamental de 9 anos, enfatizando o papel e a importância do currículo para a formação dos alunos, pontuando, também, a relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento. E, finalmente, para encerrar a parte teórica, enfatizou-se a formação do professor. Foram consultados autores, como: Freire (1996), Freitas (2004), Pimenta (2001), Lima (2005) e Gatti (2008), entre outros. Na análise dos dados, que foram coletados através da observação e da entrevista, ficou demonstrado que houve um distanciamento entre a teoria e a prática docente vivenciada pelas professoras. Também ressaltou-se a importância do envolvimento dos alunos nas aulas, sendo necessário, para tal, torná-las atrativas para que, através da motivação, a aprendizagem aconteça de fato. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Estágio supervisionado Prática docente Ensino |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2869 |
| Data do documento: | 8-Ago-2014 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MGLF15092014.pdf | 336,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
