Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2870
Tipo: TCC
Título: A inclusão de uma criança autista no ensino regular de uma escola da rede particular de João Pessoa: um estudo de caso
Autor(es): Guimarães, Lígia Nogueira
Gomes, Nadja Patrícia Lopes
Macedo, Thaisy Améliny Dantas de
Primeiro Orientador: Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da
Resumo: Este trabalho tem como objetivo de estudo analisar o processo de inclusão de uma criança com autismo no ensino regular. Autismo é uma síndrome definida por alterações no desenvolvimento e caracterizada por dificuldades na comunicação, socialização e na linguagem. A inclusão de uma criança autista na escola faz entender as diferenças e assim respeita-lás gerando um ambiente acolhedor com oportunidade de interação e aprendizagem. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa de campo, a mesma realizada numa escola da rede particular de João Pessoa. Como instrumentos de pesquisa utilizamos a observação, e um questionário de cunho qualitativo com uma professora que possui em sua sala de aula um aluno com quadros de autismo, contendo doze questões referentes à inclusão e ao autismo. Os resultados demonstram os paradigmas existentes na temática inclusão, e as dificuldades enfrentadas pela professora durante o processo de escolarização da criança autista. A visibilidade mediante este estudo de caso deixa evidente que por mais que os profissionais na área busquem capacitar-se, a prática exige muito mais do que só conhecimento no assunto. É preciso que seja realizado um trabalho em conjunto: criança, família e escola, com base na informação, conscientização e dedicação. Para desta forma, ajudar a criança em seu desenvolvimento social, afetivo e intelectual.
Abstract: This work aims to analyze the process of inclusion of a child with autism into regular school. Autism is a syndrome defined by changes in the development of a child and characterized by difficulties in communication, socialization and language skills. Including an autistic child in a school is understanding the differences, thus respecting them and creating a hospitable environment with opportunities for him to interact and learn. We made a bibliographic research followed by a fieldwork, the same made at private schools in João Pessoa, in which we administered a qualitative questionnaire with twelve questions about inclusion and autism. The results have shown the existent paradigms related to inclusion and the difficulties faced by the teacher throughout the schooling process of an autistic child. Reflecting upon this topic has evidenced that even though the professionals of the area try to capacitate themselves, the practical side requires more than knowing about the subject. In order to help the child‘s social, affective and intellectual development, an integrated work between child, family and school based on information, awareness and dedication appears to be necessary.
Palavras-chave: Inclusão
Autismo
Escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2870
Data do documento: 12-Ago-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LNG12092014.pdf566,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.