Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2875
metadata.dc.type: TCC
Title: Dificuldade de aprendizagem nos séries iniciais do ensino fundamental: leitura e escrita como problema central
metadata.dc.creator: Moreira, Layane Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcia Paiva de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Maria Elizabete Costa de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Sandra Cristina Morais de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem caráter de levantamento teórico, e tem como objetivo analisar o fenômeno da dificuldade na aquisição da leitura e da escrita. Nesse sentido, abordamos a questão da dificuldade de aprendizagem da criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no que concerne na leitura e na escrita; bem como o papel do professor desse nível de ensino como mediador entre o educando, o ambiente escolar e o mundo dos conhecimentos sistematizados. Assim sendo, verificou-se no acervo teórico analisado que através das atividades planejadas para a criança com dificuldades na leitura e na escrita, inclusive de forma lúdica, voltadas para atender aos interesses infantis nessa faixa etária, possibilita a criança ser participativa e ativa no processo de ensino aprendizagem, elevando suas capacidades motoras, cognitivas e afetivas.
Abstract: This research has the character of theoretical research, which aims to analyze the phenomenon of the difficulty in acquiring reading and writing. Accordingly, we address the issue of learning difficulties of children in the early years of elementary school, especially regarding reading and writing, as well as the teacher's role on this level as a mediator between the student, the school environment and the world of systematic knowledge. Thus, it was found that the theoretical analyzed acquis through planned activities for children with difficulty in reading and writing, including a playful manner, geared to meet the children's interests in this age group, enables the child to be active and participative in the process teaching and learning, increasing their motor, cognitive and affective capacities.
Keywords: Dificuldade de aprendizagem
Leitura
Escrita
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2875
Issue Date: 18-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LGM22092014.pdf252,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.