Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28752
Tipo: TCC
Título: A contribuição do estágio extracurricular na formação acadêmica sob a percepção de alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Rocha, Maria José dos Santos
Primeiro Orientador: Oliveira, Ionara Stéfani Viana de
Resumo: A falta de mão de obra qualificada tem sido um dos motivos para as empresas buscarem profissionais ainda na universidade, o que pode ser considerado benéfico para os estudantes, pois, através do estágio o aluno pode ter contato com a realidade do mercado de trabalho; com as possibilidades existentes na área que escolheu e que poderá ser sua atividade para toda a vida. Esta pesquisa busca averiguar se estágio extracurricular desenvolvido pelos estudantes de bacharelado em Ciências Contábeis da UFPB está contribuindo para sua formação acadêmica. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, pois aborda a percepção dos entrevistados. É quantitativa quanto à utilização das ferramentas matemáticas para tratamento dos dados. Muitos são os que receiam mudar de atividade e se aventurar em um estágio, por possuirem família e outras atribuições financeiras. Mas, os que estão estagiando ou estagiaram, estão ganhando ou ganharam uma nova postura diante da relação de trabalho. Uma postura mais crítica. Pouco menos de 10% estão fazendo atividades que não estão relacionadas com a sua profissão. De um modo geral, podemos constatar que as atividades desenvolvidas pelos estagiários contribuem para sua formação acadêmica. Contudo, é preciso fiscalizar as empresas que concedem o estágio para que cumpram com a Lei do estágio como também o estabelecido em contrato, melhorando os relacionamentos e aprendizado dos estagiários.
Abstract: The lack of skilled labor has been one of the reasons companies seek professionals still in college , which might be considered beneficial for the students because through the stage the student may have contact with the reality of the labor market ; with the possibilities in your chosen field and that its activity is for life . This research seeks to ascertain whether extracurricular stage developed by students of bachelor in accounting UFPB is contributing to their academic training. This is an exploratory study with a qualitative approach; it addresses the perception of respondents. Is the use of quantitative and mathematical tools for processing the data. Many are those who fear change activities and venture into a stage, by having family and other financial concerns. But those who are interning or traineeship are gaining or have gained a new attitude to the employment relationship. A more critical stance. For a few, less than 10 % are doing activities that are not related to their profession. In general, we note that the activities undertaken by the trainees contribute to their academic training. However, you need to monitor companies that grant stage to comply with the Law of the stage as well established in the contract, improving relationships and learning of trainees.
Palavras-chave: Mercado de Trabalho
Estágio Extracurricular
Formação Acadêmica e Curricular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28752
Data do documento: 12-Mar-2014
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MJSR16102023.pdf547,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons