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metadata.dc.type: TCC
Title: A afetividade na relação adulto-criança na educação infantil
metadata.dc.creator: Silva, Ana Paula Bezerra da
metadata.dc.contributor.advisor1: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Nádia Jane de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Norma Maria de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho sobre a afetividade na Educação Infantil foi desenvolvido com o objetivo de analisar a relação adulto-criança em um Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) de João Pessoa. Abordamos a Educação Infantil, desde o surgimento das instituições de Educação Infantil e sua expansão no Brasil, até o reconhecimento desta como primeira etapa da Educação Básica. Para tanto, fizemos uma revisão de literatura e analisamos leis e documentos nacionais. A exemplo da Constituição de 1988, e outros documentos que garantem a qualidade do ensino nas instituições de Educação Infantil. Em seguida, abordamos o tema da afetividade com base nos estudos de Henri Wallon, enfatizando seu conceito e sua importância para o desenvolvimento da criança na instituição de Educação Infantil; a importância da afetividade na vida do ser humano, em especial na criança; como trabalhar a afetividade na instituição e sua influência no desenvolvimento da criança. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, realizada através de observações e de questionário aplicado com a professora da Pré-escola. A análise dos dados da pesquisa relacionou as respostas da professora e as observações de sua prática a partir do referencial teórico estudado. Por fim,verificamos que a relação adulto-criança no CREI era harmoniosa e a professora atendia as crianças, considerando-as como seres capazes, com vontades e necessidades próprias e que manifestam o que sentem; assim, constatamos que as crianças eram consideradas como seres ativos no relacionamento afetivo.
Abstract: This work on affectivity in early childhood education was developed with the objective of analyzing the adult-child in a Reference Center for Early Education (CREI) in João Pessoa. Approach to Early Childhood Education, since the emergence of Early Childhood Education institutions and its expansion in Brazil, Until the recognition of this as the first stage of basic education. To this end, we made a literature review and analyze national laws and documents. The example of the 1988 Constitution, And other documents that ensure the quality of education in Early Childhood Education institutions. Then approach the subject of affection based on studies of Henri Wallon, emphasizing its concept and its importance to the development of the child in the institution of Early Childhood Education; the importance of affectivity in the life of human beings, especially in children; working affectivity in the institution and its influence on child development. The study was conducted from a field study of a qualitative nature, conducted through observations and a questionnaire applied to the Pre-school teacher. The analysis of the survey data related responses of the teacher and the observations of his practice from the theoretical study. Finally, we verified that adult-child relationship in the CREI was smooth and the teacher met the kids, seeing them as capable, with desires and needs and who express what they feel; thus, we found that children were considered as active beings in love relationship.
Keywords: Afetividade
Educação infantil
Relação adulto-criança
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2876
Issue Date: 20-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

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