Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28874
Tipo: Dissertação
Título: O frevo e as suas multilinguagens na escola: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental II
Autor(es): Santos, Lyane Marcelle Cavalcante
Primeiro Orientador: Laranjeira, Carolina Dias
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica baseada no frevo em diálogo com as linguagens artísticas estudadas na disciplina arte como, dança, teatro e artes visuais, além de dialogar com outras brincadeiras populares inseridas no contexto cultural de estudantes da Educação Básica. Foi desenvolvida por meio de pesquisa guiada pela prática na sala de aula, da escola de tempo integral Colégio Municipal Humberto Barradas, na cidade do Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, com educandos dos 8o anos do ensino fundamental II. O intuito da proposta foi trabalhar o frevo para além do calendário cívico escolar, criando possibilidades de vivenciá-lo nas aulas de arte durante o primeiro semestre do ano de 2022. Utilizando as multilinguagens e multifacetas constituintes do frevo, experimentamos as potencialidades de estudar esse patrimônio cultural brasileiro na escola. Como resultados desta pesquisa temos: a criação de um material didático com atividades que envolvem o frevo, assim como a criação de um grupo de dança na escola, com práticas de frevo, envolvendo outros professores em um projeto pedagógico, dando assim uma nova visibilidade e reconhecimento da pesquisa junto à comunidade escolar.
Abstract: The main goal of this study was to present a pedagogical proposal based on frevo in a dialogue with other artistic expressions studied in art as well as dance, theater, visual arts, besides to connect with other popular games inserted in a cultural context of students from basic education. It was developed through practice-led research in a classroom of the school "Colégio Municipal Humberto Barradas", located in the municipality of Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco state, with students from the 8o anos fundamental. We used the frevo for beyond the civic scholar calendar, creating possibilities to experience it in classrooms during the first semester of 2022. Using multi-languages and multi-facets from the frevo we experience the potential to study this brazilian cultural patrimony in school. As results we present a production of a courseware with exercises that involve the frevo as well creation of a frevo dance group in the school with participation of other teachers in a pedagogical project, promoting a new visibility and recognition of the research with the scholar community.
Palavras-chave: Dança - Frevo
Ensino de arte
Proposta pedagógica
Escola fundamental
Dance - Frevo
Art teaching
Pedagogical proposal
Elementary school
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28874
Data do documento: 27-Abr-2023
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LyaneMarcelleCavalcanteSantos_Dissert.pdf20,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons