Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28874
Tipo: | Dissertação |
Título: | O frevo e as suas multilinguagens na escola: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental II |
Autor(es): | Santos, Lyane Marcelle Cavalcante |
Primeiro Orientador: | Laranjeira, Carolina Dias |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica baseada no frevo em diálogo com as linguagens artísticas estudadas na disciplina arte como, dança, teatro e artes visuais, além de dialogar com outras brincadeiras populares inseridas no contexto cultural de estudantes da Educação Básica. Foi desenvolvida por meio de pesquisa guiada pela prática na sala de aula, da escola de tempo integral Colégio Municipal Humberto Barradas, na cidade do Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, com educandos dos 8o anos do ensino fundamental II. O intuito da proposta foi trabalhar o frevo para além do calendário cívico escolar, criando possibilidades de vivenciá-lo nas aulas de arte durante o primeiro semestre do ano de 2022. Utilizando as multilinguagens e multifacetas constituintes do frevo, experimentamos as potencialidades de estudar esse patrimônio cultural brasileiro na escola. Como resultados desta pesquisa temos: a criação de um material didático com atividades que envolvem o frevo, assim como a criação de um grupo de dança na escola, com práticas de frevo, envolvendo outros professores em um projeto pedagógico, dando assim uma nova visibilidade e reconhecimento da pesquisa junto à comunidade escolar. |
Abstract: | The main goal of this study was to present a pedagogical proposal based on frevo in a dialogue with other artistic expressions studied in art as well as dance, theater, visual arts, besides to connect with other popular games inserted in a cultural context of students from basic education. It was developed through practice-led research in a classroom of the school "Colégio Municipal Humberto Barradas", located in the municipality of Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco state, with students from the 8o anos fundamental. We used the frevo for beyond the civic scholar calendar, creating possibilities to experience it in classrooms during the first semester of 2022. Using multi-languages and multi-facets from the frevo we experience the potential to study this brazilian cultural patrimony in school. As results we present a production of a courseware with exercises that involve the frevo as well creation of a frevo dance group in the school with participation of other teachers in a pedagogical project, promoting a new visibility and recognition of the research with the scholar community. |
Palavras-chave: | Dança - Frevo Ensino de arte Proposta pedagógica Escola fundamental Dance - Frevo Art teaching Pedagogical proposal Elementary school |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Cênicas |
Programa: | Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28874 |
Data do documento: | 27-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LyaneMarcelleCavalcanteSantos_Dissert.pdf | 20,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons