Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2889
Tipo: | TCC |
Título: | Reflexões de professores em formação sobre o ensino de língua inglesa na EJA sob a perspectiva do letramento critico |
Autor(es): | Silva, Magna Rafaela de Sousa e |
Primeiro Orientador: | Maia, Angélica Araújo de Melo |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo identificar e refletir sobre os desafios para o ensino de língua inglesa em uma turma de EJA/ Ensino Médio de uma escola da rede estadual de João Pessoa. Alem disso, são avaliadas práticas pedagógicas e materiais didáticos desenvolvidos sob uma perspectiva de letramento crítico dentro do subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) para o curso de Licenciatura em Letras-Inglês na Universidade Federal da Paraíba, de forma a facilitar o enfrentamento dos desafios encontrados. O trabalho de natureza qualitativa, que se encaixa em uma proposta de pesquisa-ação, toma como corpus de investigação doze diários reflexivos de três bolsistas do subprojeto e dois planos de aula por eles elaborados. A análise dos dados permitiu constatar que, através de aulas baseadas no Letramento Crítico, o envolvimento dos alunos com a língua inglesa mudou de forma positiva, assim como seu comportamento durante as aulas, o que facilitou a superação de alguns dos desafios encontrados. A pesquisa ainda evidenciou a importância da reflexão sobre práticas pedagógicas voltadas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos como instrumento de ampliação dos conhecimentos docentes de professores em formação inicial, que têm a oportunidade de ressignificar suas práticas e se tornar melhor preparados para atuar na EJA. |
Abstract: | This work aims to identify and reflect on the challenges for the teaching of English in a class of youth and adult education in a public high school in João Pessoa. It also looks at teaching practices and materials developed from the perspective of critical literacy in the subproject PIBID (Institutional Program of Grants for Initial Teaching Practice) for the English teacher education course at Universidade Federal da Paraíba to help to overcome the challenges faced. The work has a qualitative nature and fits in an action research model. It takes as corpus twelve reflective journals written by three student teachers working at the subproject and two lesson plans designed by them. Data analysis has shown that, through lessons based on Critical Literacy, students’ engagement with the English language has changed in a positive way, as well as their behavior in classes, what helped to overcome some of the challenges encountered. This work also highlighted the importance of reflecting on teaching practices for students of Youth and Adult Education as a way of expanding teachers’ knowledge in initial education, as they have the opportunity to resignify their practices and become better prepared to work with students in EJA. |
Palavras-chave: | Língua inglesa EJA (Educação de Jovens e Adultos) Letramento crítico Formação docente |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2889 |
Data do documento: | 20-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MRSS15122015.pdf | 616,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons