Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28922
Tipo: | TCC |
Título: | PARA ONDE CAMINHA A GASTRONOMIA? uma análise da produção científica de estudantes do curso de gastronomia da UFPB. |
Autor(es): | LINS, FERNANDA RAPHAELA |
Primeiro Orientador: | Paodjuena, Rogério |
Resumo: | O curso de Gastronomia no Brasil, de forma generalizada, está centrado na produção de alimentos e na gestão de pessoas e negócios (Rejowski, 2013). Este é um curso recente na história do ensino superior do Brasil, tendo surgido em 1999 e na UFPB só em 2013 (Aditi et al., 2022). Mesmo inseridos dentro de um contexto de produção de conhecimento epistemológico, nos cursos de graduação fora da área das ciências humanas, normalmente não existe produção acadêmica voltada para avaliação da própria produção acadêmica e de sua matriz curricular (Silva Neto; Guimarães, 2020). Nesta perspectiva, este trabalho objetiva analisar as produções acadêmicas dos/as estudantes egressos/as e ativos/as no curso de Gastronomia da UFPB nas plataformas Google Acadêmico, Scielo e Repositório da UFPB. Esta é uma pesquisa quanti-qualitativa, de natureza básica, e exploratória que se utilizou como principal procedimento a pesquisa bibliográfica. Como resultado, observou-se que o curso de Gastronomia da UFPB teve poucos/as estudantes concluintes, se comparado ao total de alunos, e uma quantidade ínfima de produções acadêmicas desde sua fundação nos dispositivos analisados. A grande maioria de tudo que foi produzido pelos/as estudantes se deu pela publicação dos TCCs, uma vez que estes documentos são obrigatórios para a conclusão do curso. Além disso, é possível identificar uma tendência de concentração em uma única docente para realização de orientações. A partir dos resultados expostos neste trabalho foi possível pensar em outras hipóteses para orientar pesquisas futuras. |
Abstract: | Gastronomy courses in Brazil generally focus on food production and people and business management (Rejowski, 2013). This is a recent course in the history of higher education in Brazil, having appeared in 1999 and at UFPB only in 2013 (Aditi et al., 2022). Even within a context of epistemological knowledge production, in undergraduate courses outside the humanities, there is usually no academic production aimed at evaluating the academic production itself and its curricular matrix (Silva Neto; Guimarães, 2020). In this perspective, this work aims to analyze the academic productions of graduates and active students in the UFPB Gastronomy course on the Google Scholar, Scielo and UFPB Repository platforms. This is a quantitative-qualitative, basic and exploratory study that used bibliographical research as its main procedure. As a result, it was observed that the Gastronomy course at UFPB had few graduating students, compared to the total number of students, and a very small number of academic productions since its foundation in the devices analyzed. The vast majority of everything that was produced by the students was through the publication of their TCCs, since these documents are compulsory for completing the course. In addition, it is possible to identify a tendency to concentrate on a single teacher for guidance. Based on the results of this study, it was possible to come up with other hypotheses to guide future research. |
Palavras-chave: | Formação Profissional Gastronomia Pesquisa Produção Acadêmica Professional Training Gastronomy Research Academic Production |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Gastronomia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28922 |
Data do documento: | 26-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | CTDR - TCC - Gastronomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRL09112023.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons