Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMACHADO ALVES, RAFAEL-
dc.date.accessioned2023-11-17T14:53:49Z-
dc.date.available2023-11-10-
dc.date.available2023-11-17T14:53:49Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28948-
dc.description.abstractThis research aimed to develop a social business model with a view to combating hunger, based on Brazil Federal Law No 14.016/2020, which allows food producing establishments and food suppliers to donate their non-marketed production surplus, which is still suitable for human consumption. For its execution, bibliographical research was carried out on hunger in Brazil and food waste, as well as the legal aspect about the existence of an intermediary (in this case, the social organization considered) that is responsible for the collection, processing and donation of food. In the analysis and discussion of the results, the legal and marketing feasibility of a social organization to fight hunger was detected and the CANVAS business model was developed, concluding that there is a need to combat hunger in Brazil, and this business model developed can be an alternative viable.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rodrigo Pereira (rodrigo@ctdr.ufpb.br) on 2023-11-17T14:53:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMA14062022.pdf: 957954 bytes, checksum: c62f9d5083c377f19d30d74d40da8d1f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-17T14:53:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMA14062022.pdf: 957954 bytes, checksum: c62f9d5083c377f19d30d74d40da8d1f (MD5) Previous issue date: 2022-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectmodelo de negóciospt_BR
dc.subjectorganização socialpt_BR
dc.subjectcombate à fomept_BR
dc.subjectCANVASpt_BR
dc.subjectLei 14.016/2020pt_BR
dc.subjectbusiness modelpt_BR
dc.subjectsocial organizationpt_BR
dc.subjectfight hungerpt_BR
dc.subjectLaw 14.016/2020pt_BR
dc.titlePROJETO VERONILDE: UM MODELO DE NEGÓCIO SOCIAL DE COMBATE A FOME COM BASE NA LEI 14016/2020.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Valéria, Saturnino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4687152344037752pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como propósito desenvolver um modelo de negócios social com vistas a combater à fome, tendo como base a Lei Federal nª 14.016/2020, a qual permite que os estabelecimentos produtores e fornecedores de alimentos façam doação de seu excedente produtivo não comercializado e ainda próprio ao consumo humano. Para a sua execução, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a fome no Brasil e o desperdício de alimentos, bem como o aspecto legal acerca da existência de um intermediário (no caso, a organização social pensada) que se responsabilize pela coleta, processamento e doação de alimentos. Na análise e discussão dos resultados, foi detectada a viabilidade jurídica e mercadológica de uma organização social de combate à fome e desenvolvido o modelo de negócios CANVAS, concluindo-se pela necessidade de se combater à fome no Brasil, sendo este modelo de negócio uma alternativa viável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGastronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
Aparece nas coleções:CTDR - TCC - Gastronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMA14062022.pdf935,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons