Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28984
Tipo: | TCC |
Título: | O uso do círculo trigonométrico como ferramenta didática no ensino da trigonometria |
Autor(es): | Gadelha, Daniel de Abreu |
Primeiro Orientador: | Costa, Claudilene Gomes da |
Resumo: | A Trigonometria é um ramo da matemática que estuda as relações entre ângulos e lados em triângulos. Ela é fundamental para áreas do conhecimento. Sua complexidade reside devido as fórmulas, conceitos abstratos e necessidade de visualização espacial, tornando-a desafiadora para muitos estudantes. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar uma proposta didática para o ensino da Trigonometria, utilizando o ciclo trigonométrico. O estudo foi realizado com 40 alunos do 2° ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frederico Lundgren, localizada na cidade de Rio Tinto/PB. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa foi caracterizada, em relação aos objetivos, como exploratória. Quanto aos procedimentos técnicos empregados, foi classificada como estudo de caso. Em relação ao método de abordagem, foi definida como pesquisa qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram as atividades realizadas na sala de aula, durante os meses de setembro e outubro de 2023, utilizando-se para isso o quadro branco e o auxílio do software de geometria dinâmica GeoGebra para visualizações de situações que envolviam o processo de construção do ciclo trigonométrico. Ainda como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a observação participante e a aplicação de um questionário diagnóstico, como forma de analisar o ensino e aprendizagem da turma. O questionário contou com 14 questões, fechadas e abertas, envolvendo conceitos e propriedades da Trigonometria. Ao final da pesquisa, os resultados indicam que a utilização do ciclo trigonométrico como ferramenta didática contribuiu de forma satisfatória para o processo de ensino e aprendizagem, permitindo que os alunos participassem ativamente na construção desse ciclo e, assim, diminuíssem as dúvidas que surgem ao longo do processo de aprendizagem. Portanto, essa abordagem pedagógica mostrou-se eficaz na promoção do entendimento da Trigonometria, destacando a importância de estratégias inovadoras no ensino da matemática para tornar conceitos complexos mais acessíveis e envolventes para os estudantes. |
Abstract: | Trigonometry is a branch of mathematics that studies the relationships between angles and sides in triangles. It’sfundamental to areas of knowledge. Its complexity lies due to formulas, abstract concepts and the need for spatial visualization, making it challenging for many students. The general objective of this work was to analyze a didactic proposal for teaching Trigonometry, using the trigonometric cycle. The study was carried out with 40 2nd year students from the Frederico Lundgren State School of Elementary and Secondary Education, located in the city of Rio Tinto/PB. The methodology used in developing the research was characterized, in relation to the objectives, as exploratory. Regarding the technical procedures used, it was classified as case study. Regarding the approach method, it was defined as qualitative research. The data collection instruments were the activities carried out in the classroom, during the months of September and October 2023, using the whiteboard and the help of the dynamic geometry software GeoGebra to visualize situations involving the process. construction of the trigonometric cycle. Still as data collection instruments, participant observation and the application of a diagnostic questionnaire were used, as a way of analyzing the teaching and learning of the class. The questionnaire had 14 questions, closed and open, involving concepts and properties of Trigonometry. At the end of the research, the results indicate that the use of the trigonometric cycle as a teaching tool contributed satisfactorily to the teaching and learning process, allowing students to actively participate in the construction of this cycle and, thus, reducing doubts that arise throughout of the learning process. Therefore, this pedagogical approach proved to be effective in promoting the understanding of Trigonometry, highlighting the importance of innovative strategies in teaching mathematics to make complex concepts more accessible and engaging for students. |
Palavras-chave: | Ensino da Trigonometria Ciclo Trigonométrico Proposta didática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28984 |
Data do documento: | 10-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DanieldeAbreuGadelha_TCC.pdf | TCC | 735,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
DanieldeAbreuGadelha_TERMO.pdf | TERMO | 226,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons