Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29000
Tipo: TCC
Título: O laboratório de informática como espaço de ensino e aprendizagem no ensino médio: obstáculos enfrentados pelas escolas públicas de Baía da Traição - PB
Autor(es): Silva, Matheus Henrique Oliveira Da
Primeiro Orientador: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar os possíveis obstáculos para a implementação, e permanência, do Laboratório de Informática nas escolas estaduais localizadas na Baía da Traição - PB. Para tanto, situou em fundamentos teóricos sobre as potencialidades que o Laboratório de Informática pode oferecer para o ensino; apresentou o contexto escolar presente nas escolas estaduais de Baía da Traição; Identificou as adversidades enfrentadas sobre a implementação ou permanência do Laboratório de Informática. Os objetivos citados foram alcançados através de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, de objetivos descritivos e de adoção de múltiplos procedimentos metodológicos, entre eles, revisão bibliográfica. Para coleta de dados foram analisados 68 questionários, provindos de três instituições diferentes, distribuídos tanto fisicamente quanto virtualmente. Entre os teóricos utilizados, citam-se Tajra (2019), Rodrigues (2015), Freires (2019) e outros. O TCC, após aferição dos dados, análise e discussões propõe um projeto de extensão para minimização dos problemas identificados. Como contribuições a pesquisa compartilha com a comunidade científica a realidade das instituições de ensino, quanto ao uso do laboratório de informática circunvizinha a UFPB, Campus IV, na Baía da Traição, bem como, contribui para o debate da necessidade de formação de professores mais emergentes para dar conta da velocidade com a qual a tecnologia é desenvolvida e precisa ser discutida na escola
Abstract: This study aims to investigate potential obstacles to the implementation and sustainability of Computer Laboratories in state schools located in Baía da Traição - PB. To do so, it was grounded in theoretical foundations regarding the potential benefits that Computer Laboratories can offer for education; it presented the current school context in state schools in Baía da Traição, and identified the adversities faced in the implementation or sustainability of Computer Laboratories. The stated objectives were achieved through basic research, qualitative approach, descriptive objectives, and the adoption of multiple methodological procedures, including literature review. Data collection involved the analysis of 68 questionnaires from three different institutions, distributed both physically and virtually. We cited some theorists such as Tajra (2019), Rodrigues (2015), Freires (2019), among others. The final paper, after data verification, analysis, and discussions, proposes an extension project to address the identified issues. As contributions, this research shares with the scientific community the reality of educational institutions regarding the use of computer labs surrounding UFPB, Campus IV, in Baía da Traição, as well as contributes to the discussion of the need for more up-to-date teacher training to keep pace with the speed at which technology is developed and needs to be discussed in schools.
Palavras-chave: Laboratório de Informática
Projeto de Extensão
Baía da Traição
Tecnologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29000
Data do documento: 6-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MatheusHenriqueOliveiradaSilva_TCC.pdfTCC5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MatheusHenriqueOliveiradaSilva_TERMO.pdfTERMO112,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons