Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29079
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As emoções de professores durante um período de ensino remoto na pandemia : um estudo de caso em uma universidade brasileira
Autor(es): Ferreira, Willams Pinto
Resumo: A insalubridade na saúde global proporcionada pela pandemia do novo coronavírus, mudou por completo a vida das pessoas. Exclusivamente o modo de ensino e aprendizagem, forçando assim a adaptação dos professores na rotina didática no contexto online. Dessa forma é fundamental compreender as repercussões nas emoções dos docentes, tendo em vista que os mesmos vivenciaram mudanças repentinas em suas ações pedagógicas. A finalidade do estudo é identificar as emoções de um grupo de professores brasileiros submetidos a uma nova metodologia de ensino inteiramente remota em virtude a este período atípico. Nesse sentido foram realizadas entrevistas semiestruturadas e diários de acompanhamentos para reunir uma visão única de suas próprias descrições das emoções vivenciadas. Utilizou-se a Roda de Emoções de Geneva como principal ferramenta para indicar as emoções sentidas e os seus respectivos graus de intensidade. Como resultados preliminares, aprendemos que as emoções positivas prevaleceram sobre as negativas. A satisfação e a felicidade foram as mais recorrentes. Os professores se sentiram frustrados quando os alunos não resolviam tarefas ou não assistiam às aulas/materiais desenvolvidos.
Abstract: The unhealthy global health provided by the new coronavirus pandemic has completely changed people's lives. Exclusively the teaching and learning mode, thus forcing teachers to adapt to the didactic routine in the online context. Thus, it is essential to understand the repercussions on the emotions of teachers, considering that they experienced sudden changes in their pedagogical actions. The purpose of the study is to identify the emotions of a group of Brazilian teachers submitted to a completely new teaching methodology due to this atypical period. In this sense, semi-structured interviews and follow-up diaries were carried out to gather a unique view of their own descriptions of the emotions experienced. The Geneva Emotions Wheel was used as the main tool to indicate the emotions felt and their respective degrees of intensity. As preliminary results obtained through the analysis, we learned that positive emotions prevailed over negative ones. Satisfaction and happiness were the most recurrent. Teachers felt frustrated when students did not solve tasks or did not attend classes/materials developed.
Palavras-chave: Emoção
Professor
Roda de Emoções de Geneva
Circunstâncias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29079
Data do documento: 8-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WillamsPintoFerreira_TCC.pdfTCC361,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
WillamsPintoFerreira_TERMO.pdfTERMO228,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons