Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29151
Tipo: TCC
Título: As contribuições do programa residência pedagógica (pedagogia/CAMPUSIV) para formação docente: uma narrativa autobiográfica.
Autor(es): Ferreira, Paula Caroline
Primeiro Orientador: Soares , Maria Valdenice Resende
Resumo: A presente monografia aborda uma pesquisa autobiográfica que tem como foco as minhas vivências no Programa Residência Pedagógica (Pedagogia/ CAMPUS IV -UFPB. Tem por objetivo geral: Compreender as contribuições do Programa Residência Pedagógica para minha formação docente, e os objetivos específicos: Apresentar documentos norteadores do PRP; Relacionar o PRP com a formação docente; Relatar as experiências que vivenciei atuando como residente na escola campo. Para consolidação teórica a presente pesquisa se fundamenta principalmente nas concepções de Nóvoa (2009), Pimenta (1999), Tardif (2008) e para metodologia da pesquisa foi utilizada a autobiográfica agregada nas reflexões de Passeggi (2010). Conclui-se nesta pesquisa que a contribuição do Programa Residência Pedagógica está para a formação docente inicial como um campo de reflexão crítica da prática, para relacionar as concepções teóricas e legislativas que permeiam a formação inicial e permitem uma melhor preparação profissional para egressos da graduação em Pedagogia.
Abstract: This monograph deals with an autobiographical research that focuses on my experiences in the Pedagogical Residency Program (Pedagogy/ CAMPUS IV -UFPB). Its general objective is to understand the contributions of the Pedagogical Residency Program to my teacher training, and the specific objectives are to present the PRP's guiding documents, relate the PRP to teacher training and relate the experiences I had working as a resident in the field school. For theoretical consolidation, this research is based mainly on the conceptions of Nóvoa (2009), Pimenta (1999), Tardif (2008) and for research methodology, the autobiographical was used, aggregated in the reflections of Passeggi (2010). This research concludes that the contribution of the Pedagogical Residency Program is to initial teacher training as a field for critical reflection on practice, to relate the theoretical and legislative conceptions that permeate initial training and allow for better professional preparation for graduates in Pedagogy.
Palavras-chave: Autobiografia
Residência pedagógica
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29151
Data do documento: 6-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PaulaCarolineFerreira_TCC.pdfTCC3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PaulaCarolineFerreira_TERMO.pdfTERMO263,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons