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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29159
Tipo: TCC
Título: O desenho universal para a aprendizagem na educação infantil: uma análise da experiência no Projeto Aponte
Autor(es): Reis, Sonally Kelly Lourenço dos
Primeiro Orientador: Santiago, Sandra Alves da Silva
Resumo: Na atualidade, sabe-se que cada sujeito desenvolve a sua inteligência de uma maneira. Nesse sentido, faz-se necessário buscar novos caminhos para pensar a educação escolar. Um deles é o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) que tem como objetivo pensar em estratégias que levem em consideração como os alunos aprendem, como manifestam seus saberes e como se envolvem na aprendizagem. Nesta perspectiva, a presente pesquisa teve por objetivo geral analisar o uso do DUA como estratégia para a inclusão na Educação Infantil. E por objetivos específicos os seguintes: apresentar a Educação Infantil a partir da concepção dos direitos descritos na BNCC e outros dispositivos legais; descrever o DUA como estratégia metodológica inclusiva; construir instrumento (checklist) para coletar dados da realidade sobre o uso do DUA na Escola Projeto Aponte, uma instituição do terceiro setor, de Educação Infantil, localizada no bairro das Indústrias, em João Pessoa, na Paraíba que atende 40 crianças com idades entre 3-6 anos de idade, de segunda a sexta-feira distribuídas em dois turnos (manhã e tarde). Com tais objetivos, o estudo de natureza qualitativa configurou-se numa pesquisa bibliográfica e documental, seguida da pesquisa de campo. Fez uso da observação participante e registro de dados nos checklists construídos. A análise incidiu sobre 12 planejamentos semanais escolhidos no período de fevereiro a julho de 2023, além de vivências da pesquisadora na referida escola. Em resposta à pergunta: é possível planejar e desenvolver para todas as crianças, levando em conta os princípios do DUA e os critérios estabelecidos pela legislação brasileira para a Educação Infantil, os resultados desse estudo demonstraram que a escola analisada cumpre os preceitos legais e faz uso do DUA como estratégia didática para a inclusão, conseguindo atender seus princípios integralmente, o que aponta para a possibilidade de replicação da experiência noutros espaços escolares de Educação Infantil, em condições semelhantes.
Abstract: In the present day, it is known that each individual develops their intelligence in their own way. In this regard, it is necessary to seek new pathways for rethinking school education. One such pathway is Universal Design for Learning (UDL), which aims to devise strategies that take into account how students learn, how they express their knowledge, and how they engage in learning. In this perspective, the overall objective of this research was to analyze the use of UDL as a strategy for inclusion in Early Childhood Education. The specific objectives included: presenting Early Childhood Education based on the conception of rights described in the BNCC (National Common Core Curriculum) and other legal frameworks; describing UDL as an inclusive methodological strategy; constructing an instrument (checklist) to collect data regarding the use of UDL at Projeto Aponte School, a non-profit institution for Early Childhood Education located in the Indústrias neighborhood in João Pessoa, Paraíba, which serves 40 children aged 3-6 years, on weekdays, in two shifts (morning and afternoon). To achieve these objectives, this qualitative study consisted of bibliographic and documentary research, followed by field research. It involved participant observation and data recording in the constructed checklists. The analysis focused on 12 weekly plans selected from the period between February and July 2023, in addition to the researcher's experiences at the school in question. In response to the question: is it possible to plan and develop for all children, taking into account the principles of UDL and the criteria established by Brazilian legislation for Early Childhood Education, the results of this study demonstrated that the school analyzed complies with legal precepts and uses UDL as a didactic strategy for inclusion, effectively meeting its principles. This suggests the possibility of replicating this experience in other Early Childhood Education settings under similar conditions.
Palavras-chave: Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)
Educação infantil
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29159
Data do documento: 7-Nov-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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