Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29177
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Andragogia no processo de leitura e escrita de língua inglesa : um relato de experiência
Autor(es): Oliveira, Ruth Eduardo de
Resumo: Este trabalho explorou a aplicação da andragogia e a utilização de textos autênticos em uma oficina de leitura e escrita em língua inglesa voltada para adultos. A andragogia, que enfatiza a autonomia e a aprendizagem autodirigida, proporcionou a estrutura pedagógica para a oficina. Os participantes foram envolvidos em discussões e atividades de escrita com base em textos autênticos sobre tópicos variados, incluindo saúde, tecnologia e cultura. Este estudo destaca a eficácia da andragogia e da abordagem com textos autênticos na promoção da leitura e escrita em inglês entre adultos. Além disso, os resultados revelaram melhorias significativas nas habilidades de escrita em inglês dos participantes, além de um aumento na motivação e na confiança no uso da língua.
Abstract: This paper explored the application of andragogy and the use of authentic texts in an English language reading and writing workshop for adults. Andragogy, which emphasizes autonomy and self-directed learning, provided the pedagogical framework for the workshop. Participants were involved in discussions and wx’x’riting activities based on authentic texts on a variety of topics, including health, technology and culture. This study highlights the effectiveness of andragogy and the authentic text approach in promoting reading and writing in English among adults. In addition, the results revealed significant improvements in the subjects' English writing skills, as well as an increase in motivation and confidence in using the language.
Palavras-chave: Andragogia
Textos autênticos
Leitura em língua inglesa
Escrita em língua inglesa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29177
Data do documento: 20-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RuthEduardodeOliveira_TCC.pdfTCC347,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RuthEduardodeOliveira_TERMO.pdfTERMO219,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons