Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29201
Tipo: | TCC |
Título: | Educação financeira e estratégias de ensino para uma melhor qualidade de vida : um estudo com alunos dos anos finais do ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Lidiane Cavalcante da |
Primeiro Orientador: | Gouveia, Joseilme Fernandes |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo analisar propostas de ensino sobre Educação Financeira que proporcionem um entendimento sobre a relação com a qualidade de vida voltada para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho foi realizado na Escola Senador Ruy Carneiro, localizada na cidade de Jacaraú-PB, com uma turma do 6º ano e uma do 7º ano, através de uma pesquisa exploratória, onde teve conversa com o professor responsável para coleta de informações sobre o perfil, e o nível de conhecimento dos alunos sobre o tema; e analises de propostas de ensino que atendam a orientação da BNCC. A aplicação das propostas aconteceu através de palestra e oficina. Foi realizado também um questionário, o qual revela que, apesar dos alunos terem ouvido/estudado sobre a Educação Financeira, eles não possuem os conhecimentos básicos sobre tal assunto. Portanto, conclui-se que a escola precisa aplicar oficinas que discutam sobre o tema. |
Abstract: | The present work aimed to analyze teaching approaches about Financial Education that provide an understanding of the relationship with quality of life for students in the final years of elementary school. The work was conducted at Senador Ruy Carneiro School, located in the cityofJacaraú-PB, with a 6th grade class and a 7th grade class, through an exploratory research, where there was a conversation with the teacher responsible for collecting information about the profile, and the level of knowledge of students on the subject; and analysis of teaching approachesthat meet the BNCC guidance. The application ofthe approachestook place through a lecture and a workshop. A questionnaire was also carried out, which reveals that, although the students have heard/studied about Financial Education, they do not have the basic knowledge about this subject. Therefore, it is concluded that the school needs to apply workshops that discuss the theme. |
Palavras-chave: | Educação Financeira Qualidade de vida Propostas BNCC |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29201 |
Data do documento: | 9-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lidianecavalcantedasilva_TCC.pdf | TCC | 762,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Lidianecavalcantedasilva_TERMO.pdf | TERMO | 86,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons