Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29216
Tipo: | TCC |
Título: | Explorando o material dourado na construção de saberes da operação da multiplicação de números naturais |
Autor(es): | Gadêlha, José Marcos Álvares |
Primeiro Orientador: | Costa, Claudilene Gomes da |
Resumo: | A multiplicação é frequentemente vista como difícil pelos alunos, devido à complexidade de combinar quantidades repetidamente A falta de conexão visual e a necessidade de compreender a propriedade distributiva agravam essa dificuldade. Estratégias concretas e exemplos práticos podem ajudar a superar essa barreira. É essencial adotar ferramentas pedagógicas que facilitem a construção abstrata do pensamento matemático, buscando uma ressignificação nos processos de ensino e aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre uma proposta de ensino e aprendizagem da Matemática do algoritmo da multiplicação de números naturais, a partir da utilização do material dourado em uma turma de 6º ano do ensino fundamental, de uma escola particular localizada no Município de Lagoa de Dentro-PB. A metodologia utilizada na pesquisa, em relação à abordagem do problema, foi utilizada o modelo de pesquisa qualitativa. Em relação aos seus procedimentos técnicos, caracterizou-se como estudo de caso. Já os instrumentos empregados na coleta de dados da pesquisa foram 3 questões abertas realizadas através de uma Atividade. Ao final da pesquisa, foi possível observar que o uso do Material Dourado, como recurso didático, contribuiu significativamente para a melhoria da compreensão dos alunos em relação à operação da multiplicação e na resolução de situaçõesproblema. Através dessa ferramenta manipulativa, os alunos foram capazes de visualizar e manipular quantidades de forma concreta, facilitando a compreensão dos conceitos abstratos envolvidos na multiplicação. Além disso, o Material Dourado proporcionou uma experiência tátil e visual, estimulando a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem e tornando-o mais envolvente e significativo. Esses resultados ressaltam a importância de utilizar estratégias pedagógicas que explorem recursos concretos para promover a compreensão matemática dos estudantes. |
Abstract: | Multiplication is often seen as difficult by students because of the complexity of repeatedly combining quantities. The lack of visual connection and the need to understand the distributive property compound this difficulty. Concrete strategies and practical examples can help overcome this barrier. It is essential to adopt pedagogical tools that facilitate the abstract construction of mathematical thinking, seeking a new meaning in the teaching and learning processes. The present work aimed to reflect on a proposal for teaching and learning Mathematics of the algorithm of multiplication of natural numbers, from the use of the golden material in a class of 6th grade of elementary school, of a private school located in the Municipality of Lagoa de Dentro-PB. The methodology used in the research, in relation to the approach to the problem, the qualitative research model was used. Regarding its technical procedures, it was characterized as a case study. The instruments used in the research data collection were 3 open questions carried out through an Activity. At the end of the research, it was possible to observe that the use of the Golden beads Material, as a didactic resource, contributed significantly to the improvement of the students' understanding in relation to the multiplication operation and in the resolution of problem situations. Through this manipulative tool, students are able to visualize and manipulate quantities in a concrete way, facilitating the understanding of the abstract concepts involved in multiplication. In addition, the Gold Material provides a tactile and visual experience, encouraging active student participation in the learning process and making it more engaging and meaningful. These results underscore the importance of using pedagogical strategies that explore concrete resources to promote students' mathematical understanding. |
Palavras-chave: | Material Dourado Operação da multiplicação Resolução de problemas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29216 |
Data do documento: | 6-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoséMarcosÁlvaresGadêlha_TCC.pdf | TCC | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
JoséMarcosÁlvaresGadêlha_TERMO.pdf | TERMO | 300,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons