Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29234
Tipo: | TCC |
Título: | Educação emocional como ferramenta para inclusão de estudantes com deficiência na escola regular |
Autor(es): | Dantas, Stephanny Angel de Souza Medeiros |
Primeiro Orientador: | Dantas, Taísa Caldas |
Resumo: | A inserção da Educação Emocional no ensino regular é um caminho eficaz para os alunos desenvolverem habilidades que são cruciais para o sucesso não apenas na escola, mas também na vida cotidiana. O objetivo geral deste trabalho é analisar como o campo da Educação Emocional pode se constituir em uma ferramenta para inclusão dos estudantes com deficiência e esboçar a importância que os espaços escolares e a sociedade têm em promover a igualdade e a diversidade, considerando que essa inclusão efetiva vai além da mera presença física dos estudantes nas salas de aula. A Educação Emocional surge nesse âmbito para desempenhar um papel vital ao oferecer suporte e promover a participação plena e o bem-estar emocional desses estudantes. Sendo assim, o percurso metodológico escolhido foi o da pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que buscou, através dos conceitos, autores e da legislação vigente expor a realidade da inclusão de pessoas com deficiência e como a Educação Emocional pode ser uma ferramenta importante nesse processo de aprendizagem e empatia na educação inclusiva. Essas habilidades incluem a capacidade de lidar com o estresse, tomar decisões éticas, estabelecer relacionamentos saudáveis e resolver conflitos de maneira construtiva. Os resultados desse estudo apontam que a Educação Emocional não apenas melhora o bem-estar dos alunos, mas também contribui para um ambiente escolar mais positivo e inclusivo. |
Abstract: | The inclusion of Emotional Education in regular education helps students develop skills that are crucial for success not only at school, but also in everyday life. The general objective of this work is to analyze how the field of Emotional Education can constitute a tool for the inclusion of students with disabilities and outline the importance that school spaces and society have in promoting equality and diversity, considering that this effective inclusion goes beyond the mere physical presence of students in the classrooms. Emotional Education emerges in this context to play a vital role in offering support and promoting the full participation and emotional well-being of these students. Therefore, the methodological path chosen was bibliographical qualitative research, which sought, through concepts, authors and current legislation, to expose the reality of the inclusion of people with disabilities and how Emotional Education can be an important tool in this process of learning and empathy in inclusive education. These skills include the ability to handle stress, make ethical decisions, establish healthy relationships, and resolve conflicts constructively. Emotional Education not only improves students' well-being, but also contributes to a more positive and inclusive school environment. |
Palavras-chave: | Educação emocional Inclusão Escola regular |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29234 |
Data do documento: | 7-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SASMD27112023.pdf | 894,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons