Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29248
Tipo: | TCC |
Título: | A experiência de leitura de textos literários na educação básica no perfil leitor de graduandos de pedagogia da UFPB |
Autor(es): | Pereira, Janaina Freire |
Primeiro Orientador: | Kunz, Marinês Andrea |
Resumo: | A formação leitora é prevista como um objetivo da educação pela BNCC e, na maioria dos casos, ela acontece na escola, instituição que tem fundamental importância nesse processo. Por isso, esta pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, debruça-se, sobre o tema da leitura literária e sua importância para a formação do sujeito, além da literatura infantojuvenil no Brasil. Assim, o objetivo geral consiste em analisar a influência da leitura de textos literários na Educação Básica no perfil leitor de concluintes do curso de Pedagogia Presencial do CE da UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Para tal, a investigação se apoia em estudos como os de Cosson (2016), Rojo (2019), Colomer (2007) entre outros. Ademais, foi aplicado um questionário a estudantes concluintes, disponibilizado pelo Google Forms, cujos dados foram analisados por meio da análise descritiva. Os resultados apontam para um entendimento mais amplo sobre como se dá a mediação e, por consequência, a formação do leitor de literatura. |
Abstract: | Le cours est conçu comme un objet pédagogique du BNCC et, dans la plupart des cas, est enseigné à l'école, ce processus est d'une importance fondamentale. Il s'agit donc d'un caractère descriptif et qualitatif qui émerge, au sujet de la littérature littéraire et de son importance pour la formation du sujet, également de la littérature pour enfants et jeunes au Brésil. Ainsi, l'objectif général est d'analyser l'influence de la lecture de textes littéraires dans l'éducation de base sur le profil des conclusions du cours de pédagogie présentielle au CE de l'UFPB (Université fédérale de Paraíba). À cette fin, une enquête s'appuie sur des études telles que Cosson (2016), Rojo (2019), Colomer (2007) entre autres. De plus, nous avons posé à nos étudiants une question, disponible sur Google Forms, et celles-ci ont été analysées par mes soins dans une analyse descriptive. Les résultats étaient adaptés à une large compréhension, car il s’agit d’un médium et donc d’une formation du lecteur littéraire. |
Palavras-chave: | Literatura infanto juvenil Mediador de leitura Formação de leitores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29248 |
Data do documento: | Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JFP28112023.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons