Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29273
Tipo: | TCC |
Título: | Refletindo as estratégias de ensino sobre o campo multiplicativo |
Autor(es): | Queiroga, Jeovana Jesca Ventura |
Primeiro Orientador: | Azerêdo, Maria Alves de |
Resumo: | Esse estudo ocorreu em parceria com o Componente Estágio Supervisionado IV – Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral investigar a compreensão do campo multiplicativo por alunos do ensino fundamental e a eficácia das estratégias de ensino, em facilitar essa compreensão, incluindo jogos educativos. A pesquisa foi de caráter qualitativo e intervenções pedagógicas, conduzida em uma escola estadual no município de João Pessoa – PB, em uma turma de 4º Ano. A coleta de dados ocorreu por meio de observações em sala, vivências de jogos educativos e uma atividade diagnostica sobre o campo multiplicativo. Os resultados revelaram que durante as aulas a ênfase é dada em exercícios (classe e de casa); em atividades de jogos matemáticos ocorreu maior envolvimento das crianças; e na sondagem observou-se dificuldades dos alunos na interpretação de problemas. Conclui-se que a criação de um ambiente de aprendizado envolvente e interativo é fundamental para melhorar a educação matemática nesse nível de ensino, uma vez que as atividades com jogos educativos possibilitaram um espaço compreensão sobre conceitos multiplicativos. Esse estudo contribui para uma melhor compreensão sobre o campo multiplicativo em turmas do 4º Ano, ressaltando a importância das estratégias lúdicas e interativas, bem como a o mapeamento dos conhecimentos prévios durante este processo. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Matemática Campo multiplicativo Ensino fundamental Jogos educativos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29273 |
Data do documento: | 10-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JJVQ30112023.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons