Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29273
Tipo: TCC
Título: Refletindo as estratégias de ensino sobre o campo multiplicativo
Autor(es): Queiroga, Jeovana Jesca Ventura
Primeiro Orientador: Azerêdo, Maria Alves de
Resumo: Esse estudo ocorreu em parceria com o Componente Estágio Supervisionado IV – Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral investigar a compreensão do campo multiplicativo por alunos do ensino fundamental e a eficácia das estratégias de ensino, em facilitar essa compreensão, incluindo jogos educativos. A pesquisa foi de caráter qualitativo e intervenções pedagógicas, conduzida em uma escola estadual no município de João Pessoa – PB, em uma turma de 4º Ano. A coleta de dados ocorreu por meio de observações em sala, vivências de jogos educativos e uma atividade diagnostica sobre o campo multiplicativo. Os resultados revelaram que durante as aulas a ênfase é dada em exercícios (classe e de casa); em atividades de jogos matemáticos ocorreu maior envolvimento das crianças; e na sondagem observou-se dificuldades dos alunos na interpretação de problemas. Conclui-se que a criação de um ambiente de aprendizado envolvente e interativo é fundamental para melhorar a educação matemática nesse nível de ensino, uma vez que as atividades com jogos educativos possibilitaram um espaço compreensão sobre conceitos multiplicativos. Esse estudo contribui para uma melhor compreensão sobre o campo multiplicativo em turmas do 4º Ano, ressaltando a importância das estratégias lúdicas e interativas, bem como a o mapeamento dos conhecimentos prévios durante este processo.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Matemática
Campo multiplicativo
Ensino fundamental
Jogos educativos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29273
Data do documento: 10-Nov-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JJVQ30112023.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons