Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29281
Tipo: TCC
Título: Significados da leitura para os educandos dos ciclos III e IV da educação de jovens e adultos
Autor(es): Oliveira, Roseane Michelle Dionizio
Primeiro Orientador: Barbosa, José Ramos
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo geral compreender os significados da aprendizagem da leitura para a vida do educando da Educação de Jovens e Adultos. Como objetivos específicos, pretende-se: identificar as motivações que levam os estudantes da EJA a retornarem e darem continuidade a suas formações; descrever o papel desempenhado pela leitura na vida do sujeito da EJA; identificar metodologias eficazes no processo de alfabetização e letramento dos estudantes da EJA. Para apresentar o percurso metodológico deste estudo, nos debruçamos sobre as recomendações de pesquisa tendo como base autores de referência no tema, como Minayo (2009) e Lakatos; Marconi (2003). Definiram-se os procedimentos da pesquisa como do tipo qualitativa. Elencaram-se três variados instrumentos de coleta de dados para melhor compreensão do tema: trabalho de campo, observação participante e entrevista semiestruturada. O estudo envolveu 11 estudantes da EJA, dos Ciclos III e IV de uma Escola Municipal da capital paraibana. Os resultados da pesquisa destacam a importância da aprendizagem crítica da leitura na vida dos estudantes da EJA, motivados por oportunidades, apoio familiar e habilidades práticas. A leitura, de acordo com este estudo promove autonomia, acesso a informações e melhoria profissional. Já as metodologias de ensino experimentais, contextualizadas e flexíveis são essenciais para o sucesso na alfabetização e letramento críticos, capacitando os alunos a enfrentar desafios diários e alcançar metas pessoais, educacionais e profissionais.
Abstract: This Course Completion Work (TCC) has the general objective of understanding the meanings of learning to read for the life of Youth and Adult Education students. As specific objectives, we intend to: identify the motivations that lead EJA students to return and continue their training; describe the role played by reading in the life of the EJA subject; identify effective methodologies in the literacy process of EJA students. To present the methodological path of this study, we focused on research recommendations based on reference authors on the topic, such as Minayo (2009) and Lakatos; Marconi (2003). The research procedures were defined as qualitative. Three varied data collection instruments were listed to better understand the topic: fieldwork, participant observation and semi-structured interviews. The study involved 11 EJA students, from Cycles III and IV of a Municipal School in the capital of Paraíba. The research results highlight the importance of learning critical reading in the lives of EJA students, motivated by opportunities, family support and practical skills. Reading, according to this study, promotes autonomy, access to information and professional improvement. Experimental, contextualized and flexible teaching methodologies are essential for success in literacy and critical literacy, enabling students to face daily challenges and achieve personal, educational and professional goals.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Leitura
Alfabetização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29281
Data do documento: 10-Nov-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMDO07122023.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons