Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29373
Tipo: TCC
Título: Educação infantil no contexto do campo: o olhar docente sobre as práticas pedagógicas
Autor(es): Neves, Jéssica Barbosa dos Santos
Primeiro Orientador: Costa, Efigênia Maria Dias
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a prática pedagógica das professoras de educação infantil no contexto do campo. A pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa, e teve como campo de pesquisa uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada no Sítio Salsa, município do Conde/PB. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados, a observação e o questionário com questões abertas. O primeiro, destinado a possibilitar o contato direto com as participantes e captar em tempo real os acontecimentos no contexto da realidade investigada. O segundo, destinado à coleta de dados com os sujeitos da pesquisa, ou seja, com duas professoras de educação infantil. A análise dos dados construídos possibilitou constatar que, no dia a dia, é oportunizado às crianças, pelas professoras, um conjunto de atividades com pouca variação e próprias a instituições de educação infantil de contextos urbanos. O estudo indica a necessidade de processos formativos junto às docentes, supervisão e gestão escolar desse contexto na perspectiva de ressignificação de suas próprias práticas, tendo em vista a melhoria da qualidade da educação das crianças.
Abstract: The objective of this study was to analyze the pedagogical practice of early childhood education teachers in the context of the field. The research is descriptive with a qualitative approach, and had as its field of research a Municipal School of Elementary Education, located in Sítio Salsa, municipality of Conde/PB. Two instruments were used for data collection, observation and a questionnaire with open questions. The first, intended to enable direct contact with the participants and capture in real time the events in the context of the reality investigated.The second was intended for data collection with the research subjects, i.e., with two early childhood education teachers. The analysis of the constructed data made it possible to verify that, on a daily basis, the teachers provide the children with a set of activities with little variation and are typical of early childhood education institutions in urban contexts. The study indicates the need for training processes with teachers, supervision and school management of this context from the perspective of re-signification of its own practices, with a view to improving the quality of children's education.
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Educação infantil
Educação do campo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29373
Data do documento: 6-Dez-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBSN22012024.pdf444,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons