Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2952
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância do lúdico no processo de formação da criança
metadata.dc.creator: Souza, Karlla Rodrigues de
Nascimento, Lorena Maria Ferreira do
metadata.dc.contributor.advisor1: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo realizada na Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba, cuja intenção foi identificar como ocorrem as atividades lúdicas nas turmas de educação infantil desta instituição de ensino e de que forma o lúdico contribui para o desenvolvimento das crianças. O campo de observação se deu em três turmas da pré-escola e a construção dos dados foi obtida através de questionários e registros de observação em diário de campo. Para desenvolver o tema, examinou-se primeiramente a Educação Infantil no seu contexto histórico, a importância do lúdico na educação infantil e o papel do educador. A análise dos dados veio comprovar como a ludicidade é importante no cotidiano escolar. Verificou-se que as professoras demonstraram muito conhecimento acerca do lúdico, mas constatou-se que na prática o lúdico é pouco utilizado nas aulas, sendo este mais explorado nas aulas de Educação Física. Do exposto, conclui-se que o lúdico é imprescindível no processo do desenvolvimento infantil, pois proporciona o desenvolvimento afetivo, criativo, social e cognitivo da criança.
Abstract: This work is the result of a field research conducted in the Basic School of the Federal University of Paraiba, whose intention was to identify as ludic activities occur in early childhood education classes in this educational institution and how ludic activities contribute to the development of children. The observation field was made in three classes of kindergarten and the data construction was obtained through questionnaires and observation records in a field diary. To develop the theme, firstly it was examined the early childhood education in its historical context, the importance of ludic in early childhood education and the role of the educator. Data analysis came demonstrate how playfulness is important in everyday school life. It was found that the teachers have shown great knowledge of playfulness, but it was also found that in practice the ludic is little used in class, which is further explored in Physical Education. From this, it was concluded that ludic is essential in the process of child development, as it provides emotional affective, creative, social and cognitive development of children.
Keywords: Educação infantil
Lúdico - jogos e brincadeiras
Desenvolvimento infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2952
Issue Date: 2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KRS22082014.pdf574,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.