Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2958| Tipo: | TCC |
| Título: | A educação de jovens e adultos na terceira idade |
| Autor(es): | Bezerra, Elenita de Vasconcelos |
| Primeiro Orientador: | Maciel, Eliane Maria de Menezes |
| Resumo: | O presente trabalho monográfico tem como objetivo apresentar um estudo com 20 idosos, remanescentes ou matriculados no Programa Educação de Jovens e Adultos – EJA, em escolas do bairro de Mangabeira, na cidade de João Pessoa, PB, que objetivou conhecer sobre as motivações que os levaram voltar a estudar e quais são suas expectativas em relação a esta modalidade de ensino. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, realizada através de entrevista semiestruturada, que teve início pelo levantamento bibliográfico sobre a história das iniciativas e políticas públicas voltadas para a EJA, bem como os avanços e desafios enfrentados. A análise dos dados mostra que a escola, para essas pessoas, é de grande importância e que estar na escola trouxe melhoria para a qualidade de vida e inclusão na sociedade globalizada, na condição de cidadãos. Conclui-se, então, que a escola tem proporcionado aos idosos conhecer e frequentar novos espaços, estreitar laços familiares, estabelecer novas amizades e ter novas posturas frente à vida. |
| Abstract: | This monograph aims to present a study with 20 participants, or remaining enrolled in the Education Program for Youth and Adults - EJA, in the Mangabeira neighborhood schools in the city of João Pessoa, PB, which aimed to learn about the motivations that brought back to school and what are your expectations for this type of education. This is a qualitative research, conducted through semi-structured interviews, which began the literature on the history of initiatives aimed at EJA and public policies, as well as the advances and challenges. Data analysis shows that the school, for these people, is very important to be in school and brought improvement to the quality of life and inclusion in a globalized society, provided citizens. We conclude, then, that the school has provided seniors attend and meet new spaces, strengthen family ties, establish new friendships, and make new attitudes towards life. |
| Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Idoso - educação Educação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2958 |
| Data do documento: | 2014 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EVB19092014.pdf | 467,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
