Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2963
metadata.dc.type: TCC
Title: Violência na escola: como reflexo da sociedade
metadata.dc.creator: Oliveira, Vilma Nunes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Calaça, Suelídia Maria
metadata.dc.description.resumo: Vive-se em tempos de indignação e comoção contra a criminalidade. A desigualdade social atinge crianças e excluí os jovens do mercado de trabalho, tornando este grupo criminalizado. A história da escola mostra um contínuo distanciamento da preparação para a vida com respeito à própria vida, portanto este estudo foi desenvolvido com o principal objetivo de investigar e diagnosticar a influência que o meio social exerce na conduta violenta dos alunos na escola, bem como analisar como surge à violência, que influência a sociedade exerce no desenvolvimento das crianças e dos jovens e seus reflexos na escola. Para atingir este intento, contou - se com uma pesquisa qualitativa descritiva, seguida de uma ampla pesquisa bibliográfica em Souza (1994), Camargo (1999), Pilleti (2004), entre outros. Realizou-se também, uma pesquisa de campo realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Governador Antônio Mariz em João Pessoa - PB, tendo como público alvo alunos dos 6° anos do ensino fundamental, no período vespertino da referida escola.
Abstract: We live in times of commotion and indignation against crime. Social inequality affects children and young people excluded from the labor market, making this group criminalized. School history shows a continuous distance of preparation for life with respect to life itself, therefore this study was designed with the primary goal of investigating and diagnosing the influence that the social environment plays in the violent conduct of students in school as well as analyze arises as to violence that society exerts influence on the development of children and youth and their reflections in school. To achieve this purpose, said - with a descriptive qualitative study followed by a large literature on Souza (1994), Campbell (1999) Pilleti (2004), among others. Held up well, a field survey conducted at the State Primary School Governor Antonio Mariz in João Pessoa - PB, having students of as target the 6th year of elementary school, in the afternoon of that school.
Keywords: Ensino Fundamental
Desigualdade social
Violência na escola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2963
Issue Date: 29-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VNO22092014.pdf440,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.