Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2964
Tipo: TCC
Título: A aplicação da avaliação diagnóstica no ambiente escolar: um olhar reflexivo
Autor(es): Silva, Jandilene Alves da
Silva, Maria Jeane da
Alves, Segirlaine Camilo
Primeiro Orientador: Carvalho, Walkíria Pinto de
Resumo: O presente trabalho trata da avaliação diagnóstica, que não se limita a uma sondagem, mas a um conjunto de práticas que possa levar a uma diagnose sobre o aluno, e cuja intenção é apontar os avanços e conquista de cada aluno no processo de aprendizagem. Sendo assim, este trabalho pretende identificar se há atenção ou conhecimento do professor sobre uma avaliação constante, que busca o acompanhamento das dificuldades que os alunos apresentam durante o decorrer do processo, buscando averiguar como se apresenta a avaliação diagnóstica no processo de ensino-aprendizagem no contexto de uma escola da rede pública municipal de João Pessoa – PB. Quanto à metodologia trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, utilizando a pesquisa de campo, que se deu a partir das observações em uma turma de 5o ano. Foram aplicados instrumentos pré-estruturados com a professora para o referido estudo, tendo como norteadores subsídios de autores como Luckesi, Hoffmann, Melchior, Libâneo, entre outros. Prontamente, como resultado da pesquisa identificamos que através das observações, da lista de verificação e das respostas dadas a entrevista que esta avaliação diagnóstica é limitada, uma vez que a professora se limita apenas à sondagem inicial sem dar retorno aos alunos. Desse modo, nesse trabalho apresenta-se a avaliação diagnóstica como condutor de crescimento, que é tão priorizado e fundamental para que o aluno conheça os seus avanços e dificuldades.
Abstract: This paper deals with the diagnostic evaluation, which is not limited to a poll, but a set of practices that can lead to a diagnosis about the student, and whose intention is to point out the progress and achievement of each student in the learning process. Thus, this paper aims to identify whether there attention or knowledge of the teacher on a constant assessment in order to monitor the difficulties that students have during the process, seeking to investigate how the diagnostic evaluation is presented in the teaching-learning process in context of a school of public local system in João Pessoa - PB. Regarding the methodology it is an investigation of a qualitative nature, using field research, which took place from observations in a class of 5th grade. Pre-structured instruments were applied with the teacher for this study, taking as guiding subsidies of authors as Luckesi, Hoffmann, Melchior, Libâneo, among others. Readily as a result of research that identified through observations, checklist and interview responses to, this diagnostic evaluation is limited, since the teacher is limited only to the initial survey without giving feedback to students. Thus, this work presents the diagnostic assessment as a driver of growth, which is so fundamental and prioritized so that students know their progress and difficulties.
Palavras-chave: Avaliação diagnóstica
Ensino - aprendizagem
Avaliação da aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2964
Data do documento: 22-Ago-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAS15092014.pdf606,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.