Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29693
Tipo: | Dissertação |
Título: | Experiências de aprendizagem com o cinema para a formação humana: percepções dos(as) educandos(as) nos anos finais do ensino fundamental |
Autor(es): | Neves, Elidiana Oliveira das |
Primeiro Orientador: | Palhano, Tânia Rodrigues |
Resumo: | Esta pesquisa científica insere-se nos estudos sobre educação e cinema, mais especificamente nas práticas pedagógicas no âmbito escolar, motivada por observações de projetos de pesquisa oriundos de interesses dos(as) próprios(as) educandos(as), envolvendo o uso do cinema. Tem como objetivo central analisar as experiências de aprendizagem com o cinema que podem potencializar as práticas pedagógicas direcionadas à formação humana nos anos finais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, busca-se responder aos seguintes questionamentos: Como experiências de aprendizagem com o cinema podem potencializar a prática pedagógica direcionada à formação humana dos(as) educandos(as)? Que saberes os(as) educandos(as) reconhecem por meio de experiências de aprendizagem com o cinema? Sendo assim, levanta-se a hipótese de que o cinema, diante da sua singularidade, contribui de maneira significativa na formação do ser humano quando contextualizado à proposta pedagógica da escola, sendo possível os(as) educandos(as) passarem a evidenciar as próprias experiências como experiências de aprendizagens. A metodologia adotada parte de uma abordagem qualitativa, e, visto o caráter subjetivo do fenômeno, além da necessidade de descrição do mesmo e relação com experiência de vida, optou-se pelo enfoque fenomenológico. Sobre os procedimentos, quanto aos fins, trata-se de uma pesquisa de campo exploratória e, quanto aos meios, de caráter bibliográfico, empírica e documental, em que se recorre às fontes oficiais da legislação brasileira, portfólios dos(as) educandos(as), proposta pedagógica, registros e anotações. Para a coleta de dados, realizou-se a observação participante, assim como a análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com educandos(as) dos anos finais Ensino Fundamental. Quanto à interpretação e categorização dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016), do tipo categorial. Os dados apontam que o cinema se interliga à proposta pedagógica da escola por meio dos projetos e roteiros de aprendizagem, oficina pedagógica, comitê estudantil e cineclube. Percebe-se o reconhecimento de experiências de aprendizagem pelos(as) educandos(as) relacionadas às questões de percepção de si, do outro e do mundo por meio da criação coletiva e dos vínculos elaborados em situações de aprendizagem provocados pelas experiências com o cinema. |
Abstract: | This scientific research is a study on education and cinema, more specifically on pedagogical practices at school, motivated by observations of research projects originating from the interests of the students themselves involving the use of cinema. The main objective of this research is to analyze the learning experiences from cinema, which can potentiate the pedagogical practices aimed at human formation in the final years of Elementary School. In this context, the following questions are to be answered: How can learning experiences from cinema potentiate the pedagogical practice directed to students’ human formation? What knowledge do learners recognize through learning experiences from cinema? Then, the hypothesis raised is that, because of its uniqueness, cinema contributes significantly to the formation of the human being when coordinated with the pedagogical proposal of the school, whereby it is possible for the students to declare their own experiences as learning experiences. This study adopted a qualitative methodological approach, and – given the subjective nature of the phenomenon, in addition to the need to describe it and relate it with life experience – a phenomenological approach. Regarding the procedures, as for the ends, this is an exploratory field research while, as for the means, it is a bibliographical, empirical and documental study, which uses official sources of the Brazilian legislation, as well as students’ portfolios, pedagogical proposal, records, and notes. To collect the data, participant observation was used, as well as document analysis and semi-structured interviews with students of the final years of Elementary School. Regarding the interpretation and categorization of the data, we used the categorical Content Analysis of Bardin (2016). The data indicate that cinema is linked to the pedagogical proposal of the school through learning projects and scripts, pedagogical workshop, student committee, and film club. We perceive that students recognize learning experiences related to the issues of perception of themselves, of others, and of the world through collective creation and the bonds created in learning situations motivated by experiences with cinema. |
Palavras-chave: | Educação - Cinema Experiência de aprendizagem Prática Pedagógica Formação Humana Education - Cinema Learning experience Pedagogical Practice Human Formation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29693 |
Data do documento: | 13-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ElidianaOliveiraDasNeves_Dissert.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons