Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29960
Tipo: TCC
Título: Atividades com recursos manipulativos para o ensino de geometria espacial na educação básica
Autor(es): Melo, Nayanne Priscila Silvestre de
Primeiro Orientador: Rêgo, Rogéria Gaudencio do
Resumo: O presente trabalho tem como tema central propor recursos manipulativos para o ensino de sólidos geométricos em Geometria Espacial, com o uso de materiais de baixo custo. Nosso Objetivo geral, portanto, foi apresentar e discutir atividades que utilizam materiais concretos no contexto de Geometria Espacial. Para alcançar esse Objetivo, tivemos como Objetivos específicos: Identificar propostas de ensino de Matemática que fazem uso de recursos didáticos manipulativos, voltadas para a Educação Básica; e selecionar as propostas baseadas em Geometria Espacial utilizando materiais concretos e relacionar essas propostas a Objetos de aprendizagem e Habilidades matemáticas apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Nosso estudo teve natureza qualitativa, do tipo bibliográfico e documental, uma vez que as atividades foram levantadas de livros e roteiros desenvolvidos pela equipe do Projeto Probex. O referencial teórico da investigação teve como base a Teoria Van Hiele para o pensamento geométrico e os Objetos de conhecimento e Habilidades da BNCC (Brasil, 2018), pois se trata do documento mais recente, mas também tratamos acerca dos PCN (Brasil, 1998) e dos materiais manipulativos para o ensino de Geometria Espacial (Smole; Diniz, 2016). Nosso levantamento foi desenvolvido utilizando propostas de recursos didáticos manipulativos e algumas atividades exploratórias que proporcionam maior participação dos alunos e auxiliam no desenvolvimento do pensamento geométrico.
Abstract: The present work has, as its central theme, the proposal of manipulative resources for teaching three-dimensional solids in Spatial Geometry, using low-cost materials. Our overall objective was to present and discuss activities that utilize concrete materials in the context of Spatial Geometry. To achieve this goal, we had specific objectives: Identify mathematics teaching proposals that make use of manipulative teaching resources aimed at Basic Education; and select proposals based on Spatial Geometry using concrete materials and relate these proposals to learning objects and mathematical skills presented in the Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Our study was qualitative in nature, bibliographic and documentary, since the activities were taken from books and scripts developed by the Probex Project team. The theoretical framework of the research was based on the Van Hiele Theory for geometric thinking and the Knowledge Objects and Skills of the BNCC (Brasil, 2018), as it is the most recent document, but we also addressed the PCN (Brasil, 1998) and manipulative materials for teaching Spatial Geometry (Smole; Diniz, 2016). Our survey was developed using proposals for manipulative teaching resources and some exploratory activities that encourage greater student participation and assist in the development of geometric thinking.
Palavras-chave: Recursos manipulativos
Geometria espacial
Sólidos geométricos
BNCC
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29960
Data do documento: 24-Set-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NPSM08042024 .pdf5,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.