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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29977
Tipo: Dissertação
Título: Deusa do amor e legisladora ateniense: o duplo protagonismo de Afrodite em Hipólito, de Eurípides
Autor(es): Medeiros, Hamilton Sérgio Nery de
Primeiro Orientador: Colonnelli, Marco Valério Classe
Resumo: Hipólito, de Eurípides, é uma peça representada inicialmente no ano 428 a.C. durante a guerra do Peloponeso, em que o autor apresenta a história do jovem Hipólito, fruto da relação do herói épico Teseu com a rainha das amazonas, Hipólita. Na trama, o jovem escolhe traçar seu próprio destino e se afasta dos desígnios divinos e da tradição no que tange as leis do oikos e da pólis. Hipólito, ao atingir a maioridade, decide permanecer sob os domínios de Ártemis e da esfera virginal concernente à deusa. Com isto, se afasta do convívio social e recusa a instituição do casamento, sob a legislação de Afrodite. A deusa, por sua vez, apresenta-se na trama sob sua face terrível aos que lhe desprezam, e atua como legisladora para punir Hipólito por ter se afastado de seus desígnios. Esta dissertação tem por objetivo analisar o duplo protagonismo que a deusa exerce na trama de Eurípides, tendo como corpus trechos da peça Hipólito, sendo o prólogo o principal deles. O trabalho apoia-se em teóricos, como Florenzano (1996), Romilly (1998), Mossé (2008), nos filósofos Platão e Aristóteles, em fontes literárias, como Homero e Hesíodo, além de elementos da cultura material, com fotografias de artefatos gregos encontrado em Tarento (Itália).
Abstract: Hippolytus, by Euripides, is a play first performed in 428 BC during the Peloponnesian War, in which the author presents the story of the young Hippolytus, the fruit of the relationship between the epic hero Theseus and the queen of the Amazons, Hippolyta. In the plot, the young man chooses to chart his own destiny and departs from divine design and tradition in terms of the laws of the oikos and the polis. When Hippolytus comes of age, he decides to remain under the dominion of Artemis and the virginal sphere of the goddess. With this, he withdraws from social life and refuses the institution of marriage, under the legislation of Aphrodite. The goddess, in turn, appears in the plot in her terrible face to those who despise her, and acts as legislator to punish Hippolytus for having strayed from her designs. The aim of this dissertation is to analyze the dual role played by the goddess in Euripides' plot, using excerpts from the play Hippolytus as a corpus, the prologue being the main one. The work is based on theorists such as Florenzano (1996), Romilly (1998), Mossé (2008), the philosophers Plato and Aristotle, literary sources such as Homer and Hesiod, as well as elements of material culture, with photographs of Greek artifacts found in Tarento (Italy).
Palavras-chave: Peças - Hipólito
Eurípides
Afrodite
Legisladora ateniense
Casamento
Euripides
Hippolytus
Aphrodite
Athenian legislator
Marriage
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29977
Data do documento: 31-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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