Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29983
Tipo: TCC
Título: Análise do livro didático de matemática no ensino de equações do 1º grau
Autor(es): Silva, Caio Cesar de Lima
Primeiro Orientador: Dantas, Edison Thadeu Bichara
Resumo: O presente estudo teve como objetivo a avaliação do conteúdo relacionado às Equações do 1º Grau, presente no capítulo de Álgebra do livro didático voltado para estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II. O livro em análise é “Matemática e Realidade", destinado ao 8º ano do Ensino Fundamental e foi concebido pelos autores Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Antonio Machado, na sua 10ª edição, publicado pela editora Saraiva Educação SA no ano de 2022. A análise do texto foi feita com base em critérios predefinidos, ou seja, aquela que, exclusivamente, levou a efeito um dos aspectos subjacentes ao trabalho de análise: a sua função analíticodescritiva. Esta permitiu a identificação dos aspectos positivos e negativos presentes na obra didática em análise. Enfim, o estudo se fundamentou na observância ao atendimento às habilidades delineadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao supracitado conteúdo, bem como, nos aspectos relativos à Teoria de Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval.
Abstract: The present study aimed to evaluate the content related to 1st Degree Equations, present in the Algebra chapter of the textbook aimed at students in the 8th year of Elementary School II. The book under analysis is “Mathematics and Reality”, aimed at the 8th year of Elementary School and was designed by authors Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce and Antonio Machado, in its 10th edition, published by Saraiva Educação SA in 2022. The analysis of the text was made based on predefined criteria, that is, one that exclusively carried out one of the aspects underlying the analysis work: its analytical-descriptive function. This allowed the identification of the positive and negative aspects present in the didactic work under analysis. Finally, the study was based on compliance with the skills outlined in the National Common Curricular Base (BNCC) regarding the aforementioned content, as well as aspects related to Raymond Duval's Theory of Semiotic Representation Records.
Palavras-chave: Matemática
Álgebra
Ensino de Matemática
Livro didático na matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29983
Data do documento: 8-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCLS12042024.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.