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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3016| Tipo: | TCC |
| Título: | Reflexões sobre os jogos matemáticos e a aprendizagem da criança na educação infantil |
| Autor(es): | Oliveira, Michelle Dias |
| Primeiro Orientador: | Barbosa, Rosemary Evaristo |
| Resumo: | Esta pesquisa cujo tema é Reflexões sobre os jogos matemáticos e a aprendizagem da criança na educação infantil teve por objetivo maior refletir sobre a aprendizagem da matemática na educação infantil através da ludicidade. Buscando-se responder ao problema desta pesquisa - Como os jogos favorecem o aprendizado da matemática na educação infantil? – realizamos uma revisão da literatura com base em referências teóricas específicas à educação infantil, à ludicidade e ao ensino da matemática através de jogos pedagógicos. Com este estudo, foi constatado que a matemática é uma disciplina que exige muita atenção e raciocínio dos alunos para conseguir atingir o aprendizado desejado, por isso há a necessidade de a criança chegar à compreensão ampla de conceitos matemáticos – o que requer muita criatividade e atitude do educador em oferecer meios que levem os alunos a investigar, pensar e ter a capacidade de procurar soluções para determinadas situações. Assim, deve-se pensar o jogo como instrumento facilitador do processo de construção de conhecimento e do desenvolvimento cognitivo da criança, pois além de proporcionar o aprendizado através da brincadeira, fortalece o desenvolvimento infantil, a interação com o outro e uma aprendizagem com autonomia da criança, na qual ela participa intensivamente, colocando em evidência sua identidade. Portanto, os jogos usados para as aulas de matemática são recursos importantíssimos para dinamizar a rotina escolar, fazer diferente para que a aprendizagem aconteça naturalmente e a criança aprenda de verdade. |
| Abstract: | This research whose theme is Reflections on mathematical games and children's learning in early childhood education major objective was to reflect on the learning of mathematics in kindergarten through playfulness . Seeking to address the problem this research - As games favor the learning of mathematics in early childhood education ? - Conducted a literature review based on specific theoretical references to early childhood education , the playfulness and the teaching of mathematics through educational games . With this study , it was found that mathematics is a discipline that requires much attention and students' thinking in order to accomplish the desired learning , so there is the need for the child to get the broad understanding of mathematical concepts - which requires a lot of creativity and attitude the educator to offer ways that lead students to investigate , thinking and have the ability to find solutions to certain situations . Thus , one should consider the game as a facilitator of knowledge construction and cognitive development process, as well as providing learning through play , strengthens child development , interaction with others and learning with autonomy child, in which she participates intensively , highlighting your identity . Therefore , the games used for math classes are very important resources to boost school routine , do things differently so that learning happens naturally and child learn really. |
| Palavras-chave: | Ensino - aprendizagem Lúdico - jogos e brincadeiras Ensino - matemática Educação infantil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3016 |
| Data do documento: | 22-Jan-2014 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
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