Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3020
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação da aprendizagem da criança na pré-escola
metadata.dc.creator: Silva, Márcia Odete da
metadata.dc.contributor.advisor1: Toscano, Geovânia da Silva
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objeto do discurso a avaliação da aprendizagem da criança na pré-escola. A ideia principal do trabalho está baseada em analisar os elementos a ser considerado pelo docente no processo avaliativo da criança na pré-escola. A pesquisa foi realizada com seis professoras que leciona no pré-escolar, numa escola da rede publica do município de Feira Nova PE. Foi empregada uma abordagem metodológica qualitativa de cunho exploratório, por meio da aplicação de um questionário contendo quinze perguntas com o objetivo de traçar o perfil das professoras participantes e colher informações sobre como acontece o processo avaliativo na pré-escola da instituição encolhida para a realização da pesquisa. Sua importância encontra-se na revelação de contribuir para que o docente da pré- escola possa entender melhor como proceder no processo avaliativo da criança. Apontando uma dimensão modeladora do processo avaliativo da aprendizagem da criança com o objetivo de contribuir para o docente ter uma visão diferenciada voltada para cada criança em todos os momentos da avaliação. Verificou-se que a prática da avaliação na pré-escola contribuiu para que o professor possa fazer o diagnóstico da sua sala de aula. A fim de identificar as dificuldades de aprendizagem da criança. Para que posteriormente sejam feitas as intervenções (readaptação da didática de ensino) necessárias para solucionar os problemas levantados no processo avaliativo. Concluindo, a avaliação da aprendizagem da criança na pré-escola não tem como objetivo reter ou promover a criança para o ensino fundamental. Mas, possibilitar ao professor identificar as dificuldades que a criança tem em aprender tudo àquilo que lhe é ensinado.
Abstract: This research has as an object of discourse assessment of children's learning in preschool. The main idea of the work is based on analyzing the factors to be considered in the evaluation process by teaching the child in preschool. The research was conducted with six teachers who teaches in preschool. In a school of public network of the city of Feira Nova PE.Was employed a methodological approach of qualitative exploratory, through a questionnaire containing fifteen questions in order to profile the participating teachers and gather information about the evaluation process happens in preschool institution cropped to the realization of research. Its importance lies in the revelation of contributing to the teaching of pre-school can better understand how to proceed in the evaluation process of the child. Pointing a dimension shaping the evaluation process of the child's learning with the aim of contributing to the teacher to have a different view toward each child at all times of the evaluation. It was found that the practice of evaluation in pre-school helps the teacher to make the diagnosis of your classroom. In order to identify the learning difficulties of the child. To be made later interventions (rehabilitation of didactic teaching) required to resolve the issues raised in the evaluation process. In conclusion, the assessment of the child's learning in preschool is not intended to promote or retain the child for school. However, enable the teacher to identify the difficulties that children have in learning everything to what is taught.
Keywords: Avaliação
Aprendizagem
Pré-escola
Assessment
Learning
Preschool
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3020
Issue Date: 23-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOS02102013.pdf421,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.