Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3027| Tipo: | TCC |
| Título: | A inclusão de crianças especiais na educação infantil |
| Autor(es): | Dutra, Adriana Bastos de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Lima, Ivana Maria de Medeiros |
| Resumo: | Atualmente, o sistema de ensino tem uma necessidade extrema de adotar um especial cuidado voltado para as práticas pedagógicas, convertendo o processo de ensino e aprendizagem em uma educação inclusiva, sempre respeitando a diversidade, sem esquecer que o papel de uma escola moderna deve ser ajudar na construção do desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, com o intuito de promovê-la, a fim de torná-lo um cidadão pleno. A inclusão de crianças com necessidades especiais que foca-se nessa pesquisa é no âmbito escolar, visto que, nem todas as pessoas envolvidas com a educação infantil estão preparadas, para fazer a inclusão propriamente dita. A presente pesquisa é de campo, e foi realizada em uma Escola Municipal, localizada em Bayeux –PB. Sendo assim foi aplicado um questionário para coletar os dados, e os professores que participaram lecionam na educação infantil. O principal foco da pesquisa era descobrir o que eles compreendiam e se possuíam formação para ensinar a crianças com necessidades especiais a fim de contribuir com a inclusão, visto que a inclusão deverá acontecer desde a educação infantil. Percebeu-se que segundo os professores que responderam ao questionário, a formação especifica seria uma maneira de contribuir para que a inclusão realmente acontecesse na educação escolar. |
| Abstract: | Actualy, the education system has an extreme need to take a special care geared toward the pedagogical practices, converting the process of teaching and learning in inclusive education, always respecting the diversity, without forgetting the role of a modern school should be to help in the construction of cognitive development, emotional and social inclusion of children with special needs that focuses on this research is in the school, seen that, not all peaple involves with early childhood education are prepared to add itself. This research is in the field, and was held in a public school, in Bayeux- PB. Therefore, a questionnaire was applied to collect information, and teachers who participated teach in early childhood education. The main focus of the research was to find out what they understood and had trained to teach children with special needs in order to contribute to the inclusion, since the inclusion should to happen from early childhood education. It was realized according to teachers who answered the questionnaire, the specific formation would be a way of contributing to social inclusion actually take place in school education. |
| Palavras-chave: | Inclusão Educação infantil Educação moderna Formação continuada |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3027 |
| Data do documento: | 14-Fev-2014 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ABOD28032014.pdf | 587,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
