Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3031| Tipo: | TCC |
| Título: | Relação escola e família: um compromisso importante e necessário com a educação |
| Autor(es): | Araújo, Anna Kelly Miguel de |
| Primeiro Orientador: | Costa, Nayara Tatianna Santos da |
| Resumo: | A educação é um processo que exige de todos os envolvidos um compromisso e responsabilidade com o desenvolvimento e formação de sujeitos autônomos, crítico/reflexivos, conscientes de seu papel social. Diante disso, apresentamos à temática: relação escola e família: um compromisso importante e necessário com a educação, cuja pesquisa teve o intuito de refletir sobre a importância da participação da família na educação infantil e com isso de favorecer uma relação de diálogo, participação, compromisso e responsabilidade entre escola e família, cooperando com o processo ensino/aprendizagem e com isso, colaborando com a aprendizagem da criança. Diante disso, este estudo compreende metodologicamente a pesquisa de campo e tem uma abordagem qualitativa que favorece a obtenção de informações e adaptação de acontecimentos, analisando qualitativamente os dados obtidos em situação real. Foram utilizados dois tipos distintos de instrumentos de coleta de dados na realização da pesquisa de campo: o questionário e a observação, na qual obtivemos dados que reavisam que a participação escola/família é imprescindível para concretizar uma educação mais eficiente, significativa, emancipatória e inovadora, se fazendo necessário através do compromisso com o educar de todos os envolvidos nesse processo de construção e ampliação do conhecimento da criança. |
| Abstract: | Education is a process that requires all involved a commitment and responsibility to the development and formation of autonoous subjects , critical / reflective , conscious of its social role . Therefore , we present the theme : school and family relationship : an important and necessary commitment to education , whose research aims to reflect on the importance of family participation in early childhood education and thus to foster a relationship of dialogue , participation , commitment and responsibility between school and family , cooperating with the teaching / learning process and thus favoring the child's learning . Thus, this study methodologically includes field research and has a qualitative approach that favors the acquisition of information and adaptation of events , qualitatively analyzing the data obtained in a real situation . Two different types of instruments to collect data on the realization of the field research were used : the questionnaire and observation , in which we obtained data that reavisam that participating school / family is essential to achieve a more efficient, meaningful , innovative and emancipatory education a commitment to educate all involved in the construction and expansion of knowledge of the child process is necessary. |
| Palavras-chave: | Família - escola Educação infantil Ensino - aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3031 |
| Data do documento: | 2014 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AKMA25032014.pdf | 462,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
