Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3031
metadata.dc.type: TCC
Title: Relação escola e família: um compromisso importante e necessário com a educação
metadata.dc.creator: Araújo, Anna Kelly Miguel de
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Nayara Tatianna Santos da
metadata.dc.description.resumo: A educação é um processo que exige de todos os envolvidos um compromisso e responsabilidade com o desenvolvimento e formação de sujeitos autônomos, crítico/reflexivos, conscientes de seu papel social. Diante disso, apresentamos à temática: relação escola e família: um compromisso importante e necessário com a educação, cuja pesquisa teve o intuito de refletir sobre a importância da participação da família na educação infantil e com isso de favorecer uma relação de diálogo, participação, compromisso e responsabilidade entre escola e família, cooperando com o processo ensino/aprendizagem e com isso, colaborando com a aprendizagem da criança. Diante disso, este estudo compreende metodologicamente a pesquisa de campo e tem uma abordagem qualitativa que favorece a obtenção de informações e adaptação de acontecimentos, analisando qualitativamente os dados obtidos em situação real. Foram utilizados dois tipos distintos de instrumentos de coleta de dados na realização da pesquisa de campo: o questionário e a observação, na qual obtivemos dados que reavisam que a participação escola/família é imprescindível para concretizar uma educação mais eficiente, significativa, emancipatória e inovadora, se fazendo necessário através do compromisso com o educar de todos os envolvidos nesse processo de construção e ampliação do conhecimento da criança.
Abstract: Education is a process that requires all involved a commitment and responsibility to the development and formation of autonoous subjects , critical / reflective , conscious of its social role . Therefore , we present the theme : school and family relationship : an important and necessary commitment to education , whose research aims to reflect on the importance of family participation in early childhood education and thus to foster a relationship of dialogue , participation , commitment and responsibility between school and family , cooperating with the teaching / learning process and thus favoring the child's learning . Thus, this study methodologically includes field research and has a qualitative approach that favors the acquisition of information and adaptation of events , qualitatively analyzing the data obtained in a real situation . Two different types of instruments to collect data on the realization of the field research were used : the questionnaire and observation , in which we obtained data that reavisam that participating school / family is essential to achieve a more efficient, meaningful , innovative and emancipatory education a commitment to educate all involved in the construction and expansion of knowledge of the child process is necessary.
Keywords: Família - escola
Educação infantil
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3031
Issue Date: 2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AKMA25032014.pdf462,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.