Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3032
metadata.dc.type: TCC
Title: O imaginário mundo da leitura e escrita na educação infantil
metadata.dc.creator: Nascimento, Ailson Freire do
metadata.dc.contributor.advisor1: Bandeira, Rose Mary Beserra Pinto
metadata.dc.description.resumo: Atualmente a leitura tem passado por grandes mudanças, pois a mesma transforma a sociedade, entendendo que o ser humano que aprende a ler e escrever passa a ser considerado alfabetizado, sendo alfabetizado é capaz de desenvolver as competências e habilidades para ler e escrever corretamente. Ao se comunicar com alguém através da linguagem escrita é preciso que além de saber ler e escrever domine com eficiência a interpretação dos diversos gêneros textuais no contexto em que estão inseridos. Sabemos que os processos de alfabetização e letramento são interdependentes, sempre estão interligados. A busca por respostas envolvendo este tema vêm a ser importante, haja vista que temos estudantes concluindo o Ensino Fundamental I sem o domínio da leitura e escrita. O objeto de estudo vem a ser ratificar a relevância da leitura na escola, ressaltando que esta deve ser estimulada em sala de aula desde a Educação Infantil. O professor capaz de inovar suas aulas utiliza a criatividade. Sendo assim, a leitura pode ser trabalhada ludicamente e as crianças adquirem o prazer de ler brincando. Através de atividades lúdicas as crianças são capazes de desenvolver as habilidades cognitivas, criatividade, oralidade, imaginação e interpretação de imagens e textos. Portanto, a leitura não é apenas uma prática escolar, porque também pode ser desenvolvida e realizada fora da escola. Quando os educandos aprendem e adquirem o prazer pela leitura, percebem que de certa forma está favorecendo o processo cognitivo.
Abstract: Currently reading has undergone major changes, because it transforms society, understanding that the human being who learns to read and write shall be considered literate, literate is being able to develop the skills and abilities to read and write properly. When communicating with someone via the written language is necessary that in addition to knowing how to read and write effectively dominate the interpretation of the various textual genres in the context in which they are inserted. We know that literacy processes and literacy are interdependent, are always intertwined. The search for answers surrounding this topic is to be important, given that we have students completing the elementary school without the mastery of reading and writing. The object of study is to confirm the importance of reading in school, emphasizing that this should be encouraged in the classroom since the Early Childhood Education. The teacher can adapt their lessons using creativity. Thus, the reading can be crafted and playfully children acquire the pleasure of reading kidding. Through play activities children are able to develop cognitive skills, creativity, speaking, imagination and interpretation of images and texts. Therefore, reading is not just a school practice, because it can also be developed and implemented outside the school. When students learn and acquire the pleasure of reading, realize that somehow is favoring the cognitive process.
Keywords: Educação Infantil
Leitura
Escrita
Childhood Education
Reading
Writing
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3032
Issue Date: 14-Feb-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AFN27032014.pdf819,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.