Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3035
Tipo: TCC
Título: O processo de alfabetização na educação infantil
Autor(es): Santos, Andréa Ferreira dos
Primeiro Orientador: Toscano, Geovania da Silva
Resumo: O trabalho apresenta como objetivo analisar em que medida a criança se apropria da linguagem oral/escrita no processo de alfabetização na educação infantil. A partir da análise dos referenciais teóricos este trabalho apresenta a evolução da alfabetização no Brasil, relatar os fatores que contribuem para o processo de alfabetização na educação infantil e conceituar alfabetização e letramento. O processo de alfabetização deve ser contínuo e vai além da capacidade do indivíduo de ler, escrever e calcular. De maneira contextualizada, alfabetizar é dar condições para que o indivíduo tenha desenvolvimento pessoal e participação ativa na sociedade. Alfabetizar não é apenas ensinar a criança a decodificar as letras e os números, mas é um processo educacional que deve ser levado em conta o desenvolvimento psicogenético da criança, o meio social que está inserida e as condições que lhe é oferecida para esse processo ser concluído.
Abstract: The work has as objective to analyze what extent the child appropriates the language oral / written in the literacy process in early childhood education. From the theoretical analysis of this work presents the development of literacy in Brazil, report the factors that contribute to the process of literacy in early childhood education and conceptualize literacy and literacy. The literacy process must be continuous and goes beyond the individual's ability to read, write and calculate. In context, literacy is to empower the individual to have personal development and active participation in society. Literacy is not just teaching the child to decode the letters and numbers, but it is an educational process that should be taken into account psychogenetic the development of the child, the social environment that is inserted and conditions that is offered for this process to be completed.
Palavras-chave: Alfabetização
Educação infantil
Letramento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3035
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFS04102013.pdf180,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.