Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3035
Tipo: | TCC |
Título: | O processo de alfabetização na educação infantil |
Autor(es): | Santos, Andréa Ferreira dos |
Primeiro Orientador: | Toscano, Geovania da Silva |
Resumo: | O trabalho apresenta como objetivo analisar em que medida a criança se apropria da linguagem oral/escrita no processo de alfabetização na educação infantil. A partir da análise dos referenciais teóricos este trabalho apresenta a evolução da alfabetização no Brasil, relatar os fatores que contribuem para o processo de alfabetização na educação infantil e conceituar alfabetização e letramento. O processo de alfabetização deve ser contínuo e vai além da capacidade do indivíduo de ler, escrever e calcular. De maneira contextualizada, alfabetizar é dar condições para que o indivíduo tenha desenvolvimento pessoal e participação ativa na sociedade. Alfabetizar não é apenas ensinar a criança a decodificar as letras e os números, mas é um processo educacional que deve ser levado em conta o desenvolvimento psicogenético da criança, o meio social que está inserida e as condições que lhe é oferecida para esse processo ser concluído. |
Abstract: | The work has as objective to analyze what extent the child appropriates the language oral / written in the literacy process in early childhood education. From the theoretical analysis of this work presents the development of literacy in Brazil, report the factors that contribute to the process of literacy in early childhood education and conceptualize literacy and literacy. The literacy process must be continuous and goes beyond the individual's ability to read, write and calculate. In context, literacy is to empower the individual to have personal development and active participation in society. Literacy is not just teaching the child to decode the letters and numbers, but it is an educational process that should be taken into account psychogenetic the development of the child, the social environment that is inserted and conditions that is offered for this process to be completed. |
Palavras-chave: | Alfabetização Educação infantil Letramento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3035 |
Data do documento: | 2013 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AFS04102013.pdf | 180,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.