Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30392
Tipo: TCC
Título: “CONSTANCE, RICHARD PLANTAGENET E AMANITA PHALLOIDES”: O GÓTICO FEMININO EM SEMPRE VIVEMOS NO CASTELO (1962), DE SHIRLEY JACKSON
Autor(es): LIMA, Brenda de Medeiros
Primeiro Orientador: FREIRE , Juliana Henriques de Luna
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a representação da identidade feminina na obra Sempre Vivemos no Castelo (1962), de Shirley Jackson, sob a perspectiva das convenções de gênero no contexto do gótico feminino. A análise baseia-se em uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica que aborda conceitos relacionados a gênero, patriarcado, poder, literatura gótica e como tais criam a ambiguidade de personagens, lidando com temas como a violência, a loucura, representações maniqueístas de mulheres e a figura do anti-herói. O estudo se concentra em investigar como a obra se encaixa nas convenções do gótico feminino e como ela desafia as normas de gênero presentes nesse contexto. Isso envolve uma análise das personagens, do espaço doméstico e como esses elementos contribuem para a construção da identidade feminina na narrativa. Além disso, a pesquisa explora como a obra lida com questões de poder, especialmente no que diz respeito às relações de gênero e ao papel das mulheres na sociedade. Também são investigados elementos de violência e loucura na narrativa, assim como as representações maniqueístas das personagens femininas, que frequentemente são apresentadas como heroínas ou vilãs de forma simplista. No decorrer da análise, busca-se compreender como a obra de Shirley Jackson transforma-se em um terreno fértil para a exploração das questões de gênero e identidade feminina. A obra serve como um ponto de partida valioso para essa investigação devido à sua rica complexidade e à maneira como desafia as expectativas convencionais em relação às personagens femininas.
Abstract: The aim of this study is to analyze the representation of feminine identity in Shirley Jackson's We Have Always Lived in the Castle (1962) under the perspective of gender conventions in the context of the female gothic. The analysis is based on qualitative literature-based research that addresses concepts related to gender, patriarchy, power, gothic literature, and to the ambiguity of characters, such as violence, madness, manichaean representations of women, and the figure of the anti-hero. The study focuses on investigating how the novel fits into the conventions of female gothic and how it challenges gender norms in this context. This involves an analysis of the characters, the domestic space, and how these elements contribute to the construction of feminine identity in the narrative. Additionally, the research explores how the novel deals with issues of power, especially regarding gender relations and the role of women in society. Elements of violence and madness in the narrative are also examined, as well as the manichaean representations of female characters, who are often portrayed either as heroines or villains in a simplistic manner. Throughout the analysis, the aim is to understand how Shirley Jackson's work becomes fertile ground for the exploration of gender and feminine identity issues. The novel serves as a valuable starting point for this investigation due to its rich complexity and how it challenges conventional expectations regarding female characters.
Palavras-chave: Gótico feminino.
Shirley Jackson.
Representação feminina.
Personagens ambíguas.
Female gothic.
Shirley Jackson.
Female representation.
Ambiguous characters
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30392
Data do documento: 26-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.