Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30400
Tipo: | TCC |
Título: | A INFLUÊNCIA DA CULTURA DE FANDOM NA MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA |
Autor(es): | MAGALHÃES, Helade Gabriela Silva |
Primeiro Orientador: | FARIAS , Jailine Mayara Sousa de |
Resumo: | Considerando a influência da cultura pop, este estudo investiga o papel da cultura de fandom na aproximação com a língua inglesa. Os grupos de fãs, intensamente engajados nessa cultura, utilizam as redes sociais como meio de interação, comunicação e construção de comunidades em torno de seus interesses. Com isso, o presente trabalho tem o objetivo de investigar como a cultura pop e a participação em comunidades de fãs pode ser um fator de influência na motivação para a aprendizagem da língua inglesa, utilizando, para tanto, relatos e materiais coletados online. Explorando o interesse em artistas e séries, o estudo busca entender como a cultura de fandom motiva a vontade de aprender uma segunda língua e contribui para a sua aprendizagem. A relevância dessa pesquisa se dá tendo em vista a importância da cultura pop, que abrange a cultura de fandom, e sua influência na aproximação com a língua inglesa e aprendizagem da mesma. O aporte teórico do trabalho utiliza conceitos desenvolvidos por Jenkins (2006; 2009; 2015), Gee (2018), Soares (2014) assim como as teorias de Krashen (1987) e contribuições de Brown (1997) e Gardner (1990) quanto à motivação. Também utiliza os estudos de Santaella (2003) aos olhos de Rojo e Moura (2019) sobre cultura das mídias, e o olhar de Wilkins (1976) sob os conceitos de aprendizagem e aquisição. Por fim, baseando-se no conceito de Extramural English de Sundqvist (2009) e nos estudos de Han (2022), o trabalho realiza uma pesquisa qualitativa a partir da análise de dados coletados online, que abrangem posts e comentários em redes sociais. Logo, os resultados encontrados por meio da análise dos dados reforçam a existência de uma relação entre a cultura de fandom e a aproximação com o inglês e sua aprendizagem. Em síntese, este trabalho evidencia a ligação entre a cultura pop e a motivação intrínseca dos fãs para aprender inglês. Ao explorar essa relação, este estudo contribui para a compreensão de como interesses culturais enriquecem e transformam a experiência de aprendizado de uma língua estrangeira, destacando a relevância deste fenômeno para o cenário cultural e educacional. |
Abstract: | Considering the influence of pop culture, this study investigates the role of fandom culture in approaching the English language. Groups of fans, intensely engaged in this culture, use social networks as a means of interaction, communication and building communities around their interests. Therefore, the present work aims to investigate how pop culture and participation in fan communities can be an influencing factor in the motivation for learning the English language, using reports and materials collected online. Exploring interest in artists and series, the study seeks to understand how fandom culture motivates the desire to learn a second language and contributes to its learning. The relevance of this research is given in view of the importance of pop culture, which encompasses fandom culture, and its influence on approaching the English language and learning it. The theoretical support of the work uses concepts developed by Jenkins (2006; 2009; 2015), Gee (2018), Soares (2014) as well as the theories of Krashen (1987) and contributions by Brown (1997) and Gardner (1990) regarding motivation. It also uses the studies of Santaella (2003) in the eyes of Rojo and Moura (2019) on media culture, and the view of Wilkins (1976) under the concepts of learning and acquisition. Finally, based on the concept of Extramural English by Sundqvist (2009) and the studies by Han (2022), the work carries out qualitative research based on the analysis of data collected online, which includes posts and comments on social networks. Therefore, the results found through data analysis reinforce the existence of a relationship between fandom culture and the approach to English and its learning. In summary, this work highlights the connection between pop culture and fans' intrinsic motivation to learn English. By exploring this relationship, this study contributes to the understanding of how cultural interests enrich and transform the experience of learning a foreign language, highlighting the relevance of this phenomenon for the cultural and educational scenario. |
Palavras-chave: | cultura de fandom; cultura pop; motivação; aprendizagem da língua inglesa. fandom culture; pop culture; motivation; English language learning |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30400 |
Data do documento: | 1-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - HELADE GABRIELA SILVA MAGALHÃES .docx.pdf | tcc helade | 8,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.