Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30423
Tipo: | TCC |
Título: | LITERATURA DO TRAUMA: THEO DECKER E SUA JORNADA COMO SOBREVIVENTE EM O PINTASSILGO DE DONNA TARTT |
Autor(es): | BELEGANTE, Luciane |
Primeiro Orientador: | FREIRE , Juliana Henriques de Luna |
Resumo: | A pesquisadora escolheu analisar a obra O Pintassilgo (2013) sob a ótica da literatura do trauma, um subgênero criado após os acontecimentos do ataque terrorista às Torres Gêmeas nos Estados Unidos no dia 11/9/2001. No romance estudado, tal perspectiva destaca seus efeitos sociais, cognitivos, emocionais e psicológicos em uma criança sobrevivente de um ataque terrorista. A obra é vista como um bildungsroman contemporâneo, seguindo a jornada do protagonista Theo Decker e seu enfrentamento ao transtorno do estresse pós-traumático e sentimentos de culpa por ter sobrevivido. A literatura do trauma ressalta a importância da narrativa de sobreviventes. Além disso, os estudos de Freud e a análise clínica ajudam a entender o trauma na psique humana, incluindo a culpa do sobrevivente. Conclui-se que a narrativa de Theo oferece uma percepção sobre o impacto de eventos violentos em crianças, ressaltando a importância de tais narrativas para compreender experiências traumáticas que influenciam a literatura ao representar as preocupações da contemporaneidade. |
Abstract: | The researcher chose to analyze The Goldfinch (2013) from the perspective of trauma literature, a sub-genre created after the events of the terrorist attack on the Twin Towers in the United States on 9/11/2001. In the novel studied, this perspective highlights its social, cognitive, emotional and psychological effects on a child survivor of a terrorist attack. The work is seen as a contemporary bildungsroman, following the journey of the protagonist Theo Decker and his coping with post-traumatic stress disorder and feelings of survivor's guilt.Trauma literature emphasizes the importance of survivors' narratives. In addition, Freud's studies and clinical analysis help to understand trauma in the human psyche, including survivor's guilt. It is concluded that Theo's narrative offers an insight into the impact of violent events on children, highlighting the importance of such narratives in understanding traumatic experiences that influence literature by representing contemporary concerns. |
Palavras-chave: | Bildungsroman Donna Tartt Literatura do trauma Literatura pós 11/9 Psicanálise. Bildungsroman Donna Tartt Post 9/11 Literature Psychoanalysis Trauma Literature. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30423 |
Data do documento: | 6-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BELEGANTE, Luciane (2024) LITERATURA DO TRAUMA_ THEO DECKER E SUA JORNADA COMO SOBREVIVENTE EM O PINTASSILGO DE DONNA TARTT.pdf | tcc luciane | 352,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.