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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30441
Tipo: | TCC |
Título: | Uma análise do Componente Curricular Protagonismo Juvenil nas Escolas Cidadãs Integrais: implicações para a formação de professores de espanhol no Estado da Paraíba |
Autor(es): | SILVA, Elijhone Porfirio Vicente da |
Primeiro Orientador: | MEDRADO , Betânia Passos |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar os documentos que regulamentam o modelo de ensino integral na Paraíba, a fim de responder de que maneira o componente implantado nas escolas pode impactar na formação de professores de Letras Espanhol na Paraíba. Para tal finalidade, revisitamos as leis e os documentos que regulamentam a formação de professores no Brasil e no Estado da Paraíba, além de investigar o cenário atual de professores de Língua Espanhola nas Escolas Cidadãs Integrais e Técnicas. Desta forma, discutimos sobre o perfil do professor exigido no componente curricular Protagonismo Juvenil, prescrito nas Diretrizes Operacionais, e analisamos a Sequência Didática proposta à luz do conceito de prescrição de Machado (2007), Amigues (2004) e Tardif (2014). Esta pesquisa é de cunho documental e de natureza qualitativa por se tratar de uma análise crítica dos documentos supracitados. Ao final da investigação, foi possível constatar que as prescrições presentes nos documentos se distanciam substancialmente da realidade da sala de aula, uma vez que definem o fazer docente como um procedimento a ser seguido. |
Abstract: | El presente trabajo busca analizar los documentos que regulan el modelo de enseñanza integral en Paraíba, a fin de responder de qué manera el componente implantado en las escuelas puede impactar en la formación de profesores de Letras Español en Paraíba. Para tal fin, revisamos las leyes y los documentos que regulan la formación de profesores en Brasil y en el Estado de Paraíba, además de investigar el escenario actual de profesores de Lengua Española en las Escuelas Ciudadanas Integrales y Técnicas. De esta forma, discutimos sobre el perfil del profesor requerido en el componente curricular Protagonismo Juvenil, prescrito en las Directrices Operacionales, y analizamos la Secuencia Didáctica propuesta a la luz del concepto de prescripción de Machado (2007), Amigues (2004) y Tardif (2014). Esta investigación es de cuño documental y de naturaleza cualitativa por tratarse de un análisis crítico de los documentos antes citados. Al final de la investigación, se pudo constatar que las prescripciones presentes en los documentos se distancian sustancialmente de la realidad del aula, ya que definen la práctica docente como un procedimiento a seguir. |
Palavras-chave: | Protagonismo Juvenil Prescrições Escola Cidadã Integral Protagonismo Juvenil Prescripciones Formación de Profesores de Lengua Española Escuela Ciudadana Integral |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30441 |
Data do documento: | 30-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SILVA, Elijhone Porfirio (2024) - Uma analise do Componente Curricular Protagonismo Juvenil nas Escolas Cidadas Integrais implicacoes para a formaçao de professores de espanhol no Estado da Paraiba (1).pdf | tcc ELIJHONE | 3,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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